Não há nada sutil na diarreia. Você pode apresentar um episódio de repente, do nada. Talvez a diarreia melhore rápido ou talvez dure vários dias, e certamente vai atrapalhar a sua vida – as chances são de que você não vá a lugar algum até que diminua. As causas mais comuns são intoxicação alimentar, mudança nos hábitos alimentares ou viagens a países cuja água e comidas exóticas o corpo estranha. Outras causas são infecções virais, bacterianas ou parasitárias, bem como estresse. Felizmente, a maioria dos casos é de pouca gravidade e passa rapidamente. Além disso, diversos itens úteis na sua despensa podem contribuir para uma recuperação mais rápida. Confira!

Primeiro, o básico

Aqui estão os primeiros passos para lidar com a diarreia:

  • Resista à tentação de correr até a farmácia e comprar um medicamento antidiarreico de venda livre. A diarreia é o mecanismo de defesa do corpo contra substâncias nocivas, então deixe-se purgar antes de pôr um fim ao processo.
  • Enquanto estiver refém da diarreia, coma o mínimo possível e beba muito líquido. As melhores bebidas são as isotônicas, que contêm eletrólitos que repõem os líquidos, evitando a desidratação.

Soluções caseiras

Beba líquidos sem fibras. Suco de cenoura com água e chá ou mate ajudam a repor os sais e minerais perdidos com a diarreia. Mas evite sucos cítricos, de abacaxi, de tomate e outros que não sejam transparentes, porque o ácido que contêm pode irritar os intestinos já inflamados. Comece com pequenos goles e siga até beber um copo a cada meia hora.

Beba chá de casca de laranja. Um tradicional remédio para combater a diarreia e uma ajuda para a digestão em geral, a casca da laranja estimula a digestão. Você precisa de laranjas orgânicas para este preparado – as convencionais podem conter corantes e pesticidas. Descasque uma laranja e pique a casca em pedaços bem pequenos. Em seguida, coloque numa panela e cubra com um litro de água fervente. Feche a panela e deixe de molho até esfriar. Por fim, coe, adoce com mel e beba.

Reidratante na despensa

Beba esta mistura de soro caseiro durante todo o dia para se certificar de que está repondo os líquidos eliminados pela diarreia. Ingredientes:

½ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
4 colheres (sopa) de açúcar
1 litro de água

Misture todos os ingredientes numa jarra até dissolver e beba sempre que necessário. Tente tomar até três litros por dia.

Acalme-se com camomila. Este chá, reconhecido por seus suaves poderes de relaxamento, também acalma crises de diarreia. Ele ataca o problema em duas frentes, por meio de compostos que aliviam os espasmos intestinais e combatem a inflamação. Para preparar, use dois sachês de chá de camomila por xícara de água fervida. Deixe ficar de molho, coberto, por 15 minutos. Beba uma xícara três vezes ao dia enquanto o problema não cessar. Conheça outras dicas caseiras para distúrbios gastrointestinais.

Beba água com vinagre. Se uma infecção bacteriana for a causa da diarreia, o vinagre de maçã pode ajudar a conter o problema, graças às suas propriedades antibióticas. Além disso, alguns especialistas em remédios populares afirmam que o vinagre de maçã contém pectina, que ajuda a reduzir os espasmos intestinais.

Mais alguns cuidados

Experimente os efeitos dos chás. Para acalmar os espasmos intestinais e o desconforto que acompanham a diarreia, tente beber chá de alcaravia. Prepare-o adicionando uma colher de chá de sementes de alcaravia a uma xícara de água fervente, cubra e deixe ficar de molho durante 15 minutos. Coe numa peneira ou num pano fino antes de servir. Já os taninos no chá-preto têm ação adstringente na mucosa dos intestinos, o que ajuda o corpo a absorver líquidos e acalma a inflamação intestinal. Porém, use chá-preto descafeinado, pois a cafeína desidrata. As folhas de chá de amora-preta e de framboesa em especial são elogiadas pelos herboristas por sua capacidade de aliviar a diarreia. Escolha, porém, chás feitos de folhas reais. Chás vermelhos, como o rooibos, podem acalmar os espasmos no cólon. Conheça outros benefícios incríveis dos chás.

Tranque-se com arroz. O arroz branco comum é conhecido pelos seus efeitos “de prender” os intestinos. Coma pequenas porções de arroz branco, sem gordura, até a diarreia estar sob controle. Aproveite e anote algumas dicas para preparar um arroz soltinho e sem gordura.

Mel para a salvação. Muitas culturas usam o mel como uma cura para a diarreia. Portanto, misture quatro colheres de sopa de mel numa xícara de água quente, deixe esfriar e beba. É muito doce, mas eficiente.

Quando procurar o médico?

Ligue para o médico se a diarreia durar mais de 24 horas. Se tiver algum destes sintomas, procure um serviço de emergência:

  • Dor, febre ou sangue ou muco nas fezes
  • Diarreia persistente ou incapacidade de diagnosticar sua causa
  • Sensação de começar a ficar desidratado (os sintomas incluem sede permanente, urina escura, boca seca, fadiga, fraqueza ou calafrios)
  • TERRA.COM