O Movimento dos Povos das Lagoas, que reúne artistas, produtores culturais e moradores de bairros da região lagunar de Maceió, anuncia a realização de queima de fogos no Réveillon às margens da Laguna Mundaú.  De acordo com os organizadores, o evento poderá ser observado de vários bairros da cidade e “tem como objetivo chamar a atenção de gestores públicos e da população para a necessária inclusão da região lagunar no plano de ornamentação natalina e no calendário de eventos oficiais da cidade.

A ação é realizada com a participação dos moradores da região e integrantes e colaboradores do movimento, que envolve entidades como o ponto de cultura Quintal Cultural, Instituto Ideal, grupo Amigo da Corrida da Canoa e a produtora cultural Keka Rabelo.

De acordo com o coordenador e fundador do Quintal Cultural, Rogério Dias, os fogos serão posicionados em barcos no meio da lagoa, entre Bebedouro e Vergel do Lago, e a queima poderá ser observada de pontos desses dois bairros e do Trapiche, Bom Parto, Levada, Mutange, Chã de Bebedouro, Santa Amélia, Fernão Velho e Rio Novo, entre outros.

“Isso tornará possível às famílias, amigos e comunidades se reunirem em diferentes localidades para comemorarem o ano novo. Não vai ser uma atração tão demorada como a da orla marítima, uma vez que estamos organizando a atividade de forma independente, mas a ação simbólica servirá para lembrar a todos que nós também temos direito à celebração de ano novo”, enfatiza o militante.

No Vergel, o ponto de encontro depois da queima de fogos será a Barraca da Celina, que está localizada ao lado do Monumento ao Milênio.

“O mirante da Chã de Bebedouro sem dúvidas será um bom local não apenas para a observação dos fogos, mas também para a confraternização da comunidade. Convidamos moradores desse e de outros bairros a também criarem seus pontos de encontro e a comemorarem a virada do ano”, reforça o representante do Movimento dos Povos das Lagoas.

Dias acredita ainda que o ato simbólico reforça o objetivo maior de transformar e potencializar a região através da arte, cultura, turismo ecológico, turismo religioso.

“A região Lagunar tem uma potencialidade grande. É preciso descobrir a cidade e o movimento tem feito um mapeamento profundo de toda a área, que vai dos bairros Pontal da Barra a Fernão Velho”, pontua Dias.

Ele destaca ainda que todo as ações são pensadas com a participação popular e que o objetivo maior é promover o desenvolvimento da região a longo prazo. “Promovemos o exercício da democracia e procuramos elevar a autoestima dos moradores”, assegura.

O grupo conta com uma faz page no Facebook para divulgação de suas ações, que podem ser acompanhadas no endereço: https://www.facebook.com/MovimentoDosPovosDasLagoas/.

GAZETAWEB.COM