As colônias de férias são opções de lazer, diversão e brincadeiras saudáveis para a criançada em Alagoas no período de férias escolares. As atividades realizadas nesses espaços são coordenadas por monitores, professores, cuidadores de crianças, estagiários entre outros profissionais.

Um exemplo é a IV Colônia de Férias da Tia Regina. Que tem como intuito promover duas semanas de muito lazer e descontração num lugar bem acolhedor, com muito verde. “Buscamos fazer atividades e brincadeiras bem dinâmicas e também promover maior contato das crianças com a natureza. As atividades são diversas: fazendinha, brincadeiras lúdicas, gincanas, esportes, oficinas variadas, recreações com profissionais, plantações, jogos, musica, culinária, pinturas, contação de histórias, piqueniques, teatro, cineminha e muito mais,” conta a pedagoga Regina Omena.

A colônia recebe crianças de 3 a 8 anos com o lanche e o kit já inclusos. A colônia vai acontecer de 7 a 18 deste mês, das 13h às 17:30h.

Outra opção é colônia de férias “A Casa Diferente”. É uma casa como o próprio nome já diz, diferente da casa de todo mundo, porque nela acontecem: acompanhamento pedagógico e psicológico para crianças, a partir dos cinco anos.

A psicóloga e pedagoga Maria de Fátima Carvalho, uma das responsáveis pela Casa Diferente, disse que por lá as crianças vão ter momentos inesquecíveis. “Proporcionamos aula de libras, informática educacional, fisioterapia funcional, yoga, musicalização, judô, oficinas pedagógicas e de artes para crianças e adolescentes, expedições pedagógicas, visitas e passeios pedagógicos, grupos de estudos e operativos com pais e aprendizes, festividades e a própria colônia de férias.

Este ano, é a primeira vez que A Casa Diferente realiza a colônia, mas as atividades da casa já acontecem durante todo o ano. A Casa Diferente funciona nos dois turnos com atividades também aos sábados, domingos e feriados (a combinar). “É o nosso primeiro ano de colônia de férias, porque muita gente gosta das atividades que desenvolvemos na Casa Diferente e resolvemos implantar esta nova proposta para as férias escolares e recesso”, explica a pedagoga.

Apesar de ser o primeiro ano, a programação da Casa Diferente já está montada. A criançada irá ter oficinas de argila, decora, pintura, teatro, biju, sensorial, customização, brinquedos populares, musicalização, mini chef, além de banho de piscina e mangueira, circuito brincante, jogos cooperativos, jogos competitivos jogos de mesa, brincadeiras populares, expedições, piquenique e shows de talento.

Já a Colônia de Férias do Tio PC (Paulo Cézar) organizada por ele e sua esposa Marília Lopes, está na sua segunda edição, e vai acontecer no período de 21 a 25 deste mês, no turno vespertino na Barra de São Miguel, no condomínio Arquipélago do Sol – Gran Canária. E conta com 25 vagas.

“Estamos na II colônia. Fizemos uma experimental no meio do ano. Na primeira foram 25 vagas e realizamos aqui em Maceió. Agora teremos 25 também, mas será na Barra de São Miguel. É incluso, translado que sai do colégio Montessori para a Barra de São Miguel e dois lanches por tardes”, comenta a gastrônoma Marília Lopes.

O valor da Colônia segundo Marília é de R$ 400 por criança. “Iremos realizar brincadeiras lúdicas e diversão com temas diferentes em cada dia.” De acordo com os organizadores, a procura ainda está baixa, mas já há interesse. “Algumas pessoas falaram que irão colocar”.

Interação e tempo longe de tecnologias são importantes

Para a farmacêutica bioquímica, Soraya Cruz, as colônias de férias têm como objetivo a socialização e consolidação de amizades entre as crianças. Por isto, o filho dela, João Paulo, de 6 anos, irá participar pela quarta vez de uma colônia.

“O objetivo principal é para que ele gaste bastante energia. Aliado a isso, está à socialização, consolidação de amizades da escola e interação com novos amigos”, conta a farmacêutica.

Soraya explica que, nos dois primeiros anos, João Paulo participou de colônia de férias organizada pela própria professora da escola, com brincadeiras lúdicas, o que ampliou a aprendizagem escolar. “Agora, ele está pelo 2° ano consecutivo na colônia organizada por um grupo de recriadores esportivos muito bem requisitado em Maceió (Brinquemais – com o Tio Guga e Tia Fernanda) que foi montada dentro de um condomínio fechado, de casas, na Gruta de Lourdes”, explica.

A mãe de João Paulo avalia tão bem a colônia que a única queixa dela é o fato de ser apenas duas tardes por semana. “O encontro está marcado para todas as tardes de terças e quintas desse e do próximo mês, totalizando 10 tardes animadas e enriquecedoras”, ressalta.

Em relação ao valor, a farmacêutica diz ser acessível. “O custo-benefício é maravilhoso. Queria que houvessem mais tardes assim. Esteja ele de férias ou não, sempre procuramos mantê-lo com tempo limitado ao uso das tecnologias. Colônia de férias é um momento único que ele guardará em sua memória, para sempre, essa aprendizagem de forma lúdica que, além de fortalecer valores, ajuda na concentração, formação de liderança e melhora o humor e a autoconfiança”, pontua.

Quem também avalia como positivo as Colônias de Férias é o diagramador Fábio Alberto que colocou seu filho João Fellipe de oito anos, em uma colônia no ano passado e já está procurando uma para estas férias. Para ele, a colônia é essencial porque estará trabalhando e não conseguirá dá a atenção devida a João Fellipe. “A colônia de férias que ele foi o ano tinha fazendinha com alguns animais, show de teatro, historia, vários tipo de brinquedos. Ele chegava em casa super cansado. Acho muito interessante porque ele começa a interagir com outras crianças, esqueceu completamente celular e computador em casa”, pondera.

A psicóloga Lívia Vieira destaca que as colônias de férias são ótimas opções para o período. “Após averiguar procedência frente à equipe, questão de segurança, esta é uma opção formidável. Auxilia quanto à diminuição da ansiedade, estimula o contato interpessoal. Além disso, auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e tira a criança da rotina e tranquiliza mais os pais”, pondera.

Na 14ª edição, Projeto Golfinho terá participação de 600 crianças

Outra opção para a criançada é o Projeto Golfinho que este ano entra na sua 14ª edição, organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) em parceria com a Braskem. Sem fins lucrativos, o Golfinho promove a educação de crianças em assuntos como prevenção de acidentes, educação no trânsito e prática de atividades físicas, de forma divertida, mas com disciplina.

É um projeto educativo em que as crianças terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre prevenção de acidentes, prevenção de drogas, educação no trânsito, preservação ambiental, inclusão social e atividades físicas.

De 2017 para 2018 houve um aumento no número de vagas de 400 para 600 para crianças dos 8 aos 13 anos. Nesta edição de 2019 também são 600 vagas. O projeto começa no dia 7 deste mês e vai até o dia 1º de fevereiro. Serão quatro semanas de atividades, sendo uma turma de 150 crianças por semana. As atividades acontecem das 7h às 12h.

Segundo o coordenador do projeto, o capitão Júlio Cesar Cunha dos Santos, a novidade desta edição é a gincana da coleta seletiva que irá focar nos resíduos plásticos. “O pelotão que arrecadar o maior volume deste material ganhará pontos extras na competição. Os dois participantes de cada pelotão que mais arrecadarem plástico terão um reconhecimento especial durante o encerramento de cada etapa do projeto. O material arrecadado será doado para as cooperativas de reciclagem que atendem Maceió”, explica o capitão Cunha.

Fonte: Tribuna Independente