O tradicional bloco carnavalesco de Maceió, o Pinto da Madrugada, irá desfilar pela orla da capital no dia 23 de fevereiro. A informação foi confirmada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), nesta segunda-feira (7).

Já as prévias, o Jaraguá Folia, acontecerão um dia antes, em 22 de fevereiro, com o desfile de mais de mil blocos pelas ruas históricas do bairro.

A FMAC já abriu os editais de custos para os blocos carnavalescos que irão participar dos desfiles. As inscrições seguem até o dia 18 de janeiro.

Criado em 1999, o Pinto da Madrugada tem o propósito de arrastar as pessoas para a rua, resgatando o carnaval tradicional, o frevo e a cultura alagoana. No primeiro ano, com apenas uma orquestra, levou cinco mil foliões para brincarem e pular o carnaval. Hoje, já reúne mais de 200 mil pessoas entre Pajuçara e Ponta Verde, em um bloco aberto, democrático e com pessoas de todas as idades.

Em 2011, o Pinto da Madrugada recebeu do Governo do Estado o título de Patrimônio Imaterial do Estado. Hoje já é a maior e mais aguardada festa de Alagoas, já considerado um dos maiores eventos do Brasil.

Em 2017, o bloco não desfilou devido a falta de recursos.

 

CADA MINUTO