Não é preciso ser um contumaz consumidor de suplementos para perceber que a oferta de marcas e produtos só tem aumentado. O vasto universo da suplementação exige cuidados e atenção do consumidor para que não se tenha prejuízos para a saúde. Confira dicas para escolher uma marca de suplementação adequada:

Dicas para escolher uma marca de suplementação

“É preciso verificar se o que se está vendendo realmente consta no rótulo do produto. Por exemplo: no caso da whey protein, o produto deve conter 70% de proteína por 100g”, explica Thiago Carnevale, nutricionista esportivo da Estima Nutrição, em São Paulo.

Em outras palavras, uma boa marca de whey protein fornece de 20 a 26g de proteína por dose. Carnevale alerta também sobre a procedência dos ingredientes e selos contidos nos rótulos, que comprovam sua qualidade. Portanto, a dica é sempre ficar de olho nos rótulos dos suplementos!

“No caso da creatina, é necessário o selo de ‘creapure’ de garantia. Isto é, uma creatina que possui uma ótima origem e pureza, devidamente testada e garantida”, orienta o especialista. Por isso, sempre pesquise antes de comprar: consulte profissionais de nutrição e educação física de confiança, e verifique se a marca apresenta todos os selos de qualidade que asseguram sua origem.

Produto importado é melhor do que o nacional?

Depende. Existem boas marcas que são nacionais e tão boas quanto as importadas. “A Anvisa faz um serviço de fiscalização que não é feito por qualquer sistema de vigilância nos Estados Unidos, por exemplo”, esclarece Thiago Carnevale. A nacionalidade do produto também segue o mesmo critério de seleção de uma marca de confiança: procedência dos ingredientes e selos que certificam a segurança para o consumo do suplemento.

Sport Life