Na última sexta-feira (18) protocolei ofício junto à Prefeitura de Maceió que solicita a isenção da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para moradores do Pinheiro. O ofício pede a isenção para proprietários que tiveram seus imóveis afetados e terão que deixar suas casas até que a situação seja normalizada.

No ofício reconheço os esforços da Prefeitura e de órgãos competentes municipais em solucionar o problema dos moradores locais, mas acredito que a isenção é justa e uma forma de compensar os proprietários pelas perdas e transtornos.

Na quinta-feira (17), a Secretaria Municipal de Economia falou à imprensa que analisa juridicamente a concessão de descontos no IPTU para imóveis comprovadamente afetados pelo fenômeno, mas entendo que apenas e redução do imposto não é suficiente e solicito sua isenção.

Pinheiro
Um tremor de terra que abalou o bairro do Pinheiro no ano passado trouxe à tona um problema antigo do bairro que tem seus imóveis avariados por fissuras de origem ainda desconhecida. Desde o início de janeiro de 2019, e após intensa chuva, o problema se agravou e novas rachaduras aparecem a cada dia em residências e vias públicas no bairro.

A origem das fissuras ainda é desconhecida e algumas áreas deverão ser interditadas para a intensificação de estudos geológicos. Um plano de contingência coordenado pela Defesa Civil e determinado pelo Governo Federal para casos de risco à população foi elaborado. Há um plano de evacuação previsto no mesmo Plano de Contingência apresentado na tarde de ontem pela Defesa Civil. Dois simulados foram programados para os dias 05 e 21 de fevereiro do corrente ano.

 

ASSESSORIA