Faltando pouco mais de uma semana para a posse dos parlamentares, deputados e senadores se articulam para a eleição das mesas diretoras da Câmara e do Senado e para composição das comissões permanentes do Legislativo.

De Alagoas, estão na disputa nomes já conhecidos, a exemplo dos deputados Arthur Lira (PP) e JHC (PSB), que devem disputar a presidência da Câmara dos Deputados e do senador Renan Calheiros (MDB), possível candidato à presidente do Senado.

Outros parlamentares buscam espaços em outras comissões. A mais disputada nas duas Casas é a CCJ. Pelo menos um alagoano pode ganhar vaga na Comissão de Constituição e Justiça – os deputados Sérgio Toledo e Arthur Lira estariam interessados em participar dela.

Já a escolha do coordenador da bancada federal de Alagoas deve ser menos disputada. Entre os nomes que estão sendo discutidos nos bastidores estão Marx Beltrão (PSD), Nivaldo Albuquerque (PTB) e Sérgio Toledo (PR).

Entre os parlamentares “consultados”, Tereza Nelma e Isnaldo Bulhões já avisaram que não tem interesse. Arthur Lira, Paulão, Severino Pessoa e JHC, assim como os três senadores ( Renan Calheiros, Rodrigo Cunha e Fernando Collor) também não sinalizaram nenhuma iniciativa neste sentido.

Assim, restam além de Marx, Nivaldo e Sérgio, apenas uma possibilidade. Se Marx Beltrão ou deputado assumir uma secretaria de Estado em Alagoas, Ronaldo Lessa, atual coordenador da bancada federal pode ser mantido no posto que vem exercendo há quatro anos e sempre com bom trânsito e aceitação em entre todos os parlamentares de Alagoas.

A deputada Tereza Nelma, por exemplo, avalia como positiva a manutenção de Ronaldo na coordenação da bancada. Mas essa, claro, é outra história.

 

BLOG DO EDIVALDO JUNIOR

FOTO:GAZETAWEB/GOOGLE