Uma dieta com baixo consumo de açúcares diminuiria a quantidade de gordura no fígado, tornado a mudança na alimentação um tratamento a ser considerado para o problema, segundo um estudo publicado no revista científica JAMA (Journal of the American Medical Association).

O estudo, liderado por persquisadores do departamento de gastroenterologia, hepatologia e nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, avaliou 40 meninos adolescentes entre 11 e 16 anos com doença hepática gordurosa não alcoólica durante oito semanas.

Veja também: Planta da Amazônia ajuda a reduzir gordura do fígado

Os participantes foram divididos igualmente entre dois grupos, sendo um deles com intervenções na dieta, com planejamento de cardápio e fornecimento de refeições para toda a família, de maneira a restringir o consumo de açúcar para menos de 3% das calorias diárias durante o tempo de avaliação.

O outro grupo seguiu com a alimentação habitual e sem intervenções dos pesquisadores.

Ao final do acompanhamento dos adolescentes, os pesquisadores constataram que o grupo com restrição de açúcar na dieta apresentou redução 17% a 25% da gordura no fígado, enquanto o grupo sem alterações na alimentação reduziu o problema em cerca de 20%.

Além da redução da gordura, o grupo com mudanças na dieta apresentou também um melhor resultado na redução no nível da enzima alanina aminotransferase, que identifica lesões no fígado.

Embora os resultados sejam promissores, os pesquisadores ressaltam em seu artigo que são necessários mais estudos para avaliar os resultados da mudança na dieta em pacientes com gordura no fígado à longo prazo.

R7.COM