O termo transtornos de humor abrange formas básicas de doença mental, que incluem diferentes tipos de depressão, como a depressão pós-parto e a distimia. Também entram nessa categoria o transtorno bipolar, caracterizado por oscilações do humor que variam de depressão à mania.

Ainda que não haja certeza da associação entre alimentação e alguns transtornos de humor, existem muitas pesquisas sobre os efeitos de alguns alimentos e nutrientes sobre as substâncias químicas cerebrais que controlam o humor.

Conheça algumas dicas gerais para tratar os principais transtornos de humor:

Consuma mais triptofano

O aminoácido triptofano é usado pelo encéfalo para produzir serotonina, que supostamente influencia o humor. Alguns dos principais alimentos que contêm triptofano incluem peru, leite e ovos.

Acrescente mais carboidratos

As refeições ricas em carboidratos foram associadas a um efeito calmante e relaxante. Os alimentos ricos em carboidrato permitem a entrada de triptofano no cérebro. Além disso, eles fazem parte das principais dietas que estimulam o bom funcionamento do metabolismo. Você pode encontrar carboidratos no macarrão, pães, grãos, cereais, frutas e sucos.

Conte com as folhas verdes

Muitas pessoas deprimidas têm deficiência de folato. Esse mineral essencial é abundante nas folhas verdes, como a couve. Outras fontes são suco de laranja, lentilha, milho, aspargos, ervilha, nozes e sementes.

Farte-se de peixe

Procure comer peixe no mínimo três vezes por semana. Pesquisas constataram que a incidência de depressão leve a moderada nas pessoas que comiam peixe menos de uma vez por semana era 31% maior que nas pessoas que comiam peixe com frequência.

Limite a cafeína

O item da alimentação mais conhecido que altera o humor é a cafeína, estimulante encontrado principalmente no café, mas também em chás, refrigerantes do tipo cola e em chocolates. Embora uma xícara de café possa ser bem-vinda para despertar, o excesso de cafeína causa palpitação, insônia e ansiedade.

Limite ou evite as bebidas alcoólicas

Segunda substância mais usada para alterar o humor, só perdendo para a cafeína, o álcool é um depressor que retarda determinados processos fisiológicos. Como também interfere no sono, causa irritabilidade, ansiedade e depressão

Não pule refeições

Além dos tipos de alimento, o momento e o modo como se come também afetam o humor. Refeições frequentes e pequenas ao longo do dia mantêm os níveis de energia e o humor mais constantes.

Limite os alimentos com açúcar

Os alimentos produzidos com açúcar refinado exercem algum efeito sobre a atividade das crianças. O açúcar refinado entra rapidamente na corrente sanguínea e eleva os níveis de glicose que estimulam a secreção de insulina, seguida por hipoglicemia reativa.

E o que fazer além de melhorar a alimentação para combater os transtornos de humor?

A associação de medicamentos e psicoterapia é a melhor conduta para tratar os transtornos de humor. Conheça algumas recomendações gerais:

Procure o médico

Consulte o médico se você suspeitar de que tem um transtorno de humor. Se você não conseguir sozinha, não tenha medo de pedir ajuda. Apenas os especialistas podem prescrever medicamentos ou encaminhá-la a um psicoterapeuta.

Pergunte sobre medicamentos

Nos transtornos de humor intensos, o médico pode prescrever antidepressivos, como sertralina, paroxetina ou fluoxetina, entre outros. No transtorno bipolar, por exemplo, podem ser prescritos estabilizadores do humor, como lítio, ou anticonvulsinantes.

Experimente a psicoterapia

Métodos como a terapia cognitiva comportamental, a terapia familiar e a terapia de grupo podem ajudar um indivíduo e sua família a controlarem melhor o problema. Procure por indicações de especialista e descubra as melhores formas de tratamento para você.