A Prefeitura de Maceió iniciou, nesta quinta-feira (28), as obras de reurbanização da orla lagunar, no Vergel do Lago, e a construção do residencial Vilas Mundaú. O projeto tem como meta reurbanizar toda a área do Dique Estrada, com o deslocamento de uma das vias, construção de unidades habitacionais, áreas de lazer e uma depuradora de sururu.

Está previsto investimento na ordem de R$ 140 milhões, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida e a previsão é que as obras durem 18 meses.

A primeira etapa será a fresagem asfáltica da pista que margeia a lagoa no sentido pontal. A proposta é realocá-la nas proximidades da lagoa e no canteiro serão construídas as unidades habitacionais.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Mac Lira, mais de mil famílias da favela Sururu de Capote, Muvuca e Torre, que vivem às margens da lagoa, serão beneficiadas.

“Desde 2014 estamos batalhando para tirar esse projeto do papel e, hoje, estamos dando início. Por muitos anos, Maceió deu as costas para a lagoa e, agora, vamos mudar a vida de milhares de pessoas. Eles estão bastante ansiosos para terem uma vida digna. Muitos relataram que perdiam empregos quando diziam que moravam aqui. Hoje, essa realidade muda”.

O processo de fresagem deve durar cerca de três semanas e, durante esse período, o trânsito na Avenida Senador Rui Palmeira, sentido Pontal, ficará em meia pista.

Por Tatianne Brandão e Rafael Maynart