A Igreja Católica dá início, nesta quarta-feira (06), à Campanha da Fraternidade, que marca o início da Quaresma, tempo de reflexão para a maior festa, traduzida na Ressurreição de Cristo. O tema deste ano é “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema é “Serás libertado pelo direito e pela justiça”.

Durante entrevista ao Bom dia Alagoas, o padre Ernesto Amintas destacou a importância da campanha para os fiéis, que possuem, cada vez mais, a missão de cobrar do poder público ações efetivas para toda a sociedade, seja no âmbito social, político, econômico, cultural e outras áreas.

“Este tema volta-se para uma reflexão sobre as políticas em prol do bem comum. A Igreja deve refletir este cenário com a comunidade, lutando pela sua inclusão na saúde, na educação e demais áreas. Esta é uma orientação da CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil] que deve ser seguida, permitindo à sociedade não ficar, apenas, na reflexão, mas partir para a concretude”, explicou o vigário da Paróquia de São Pedro Apóstolo, na Ponta Verde.

A abertura da Campanha da Fraternidade marca o início da Quaresma, período de 40 dias que separam o Carnaval e a Páscoa, durante o qual fiéis de igrejas cristãs – como Católica, Ortodoxa, Anglicana e Luterana – fazem penitências, orações e reflexões. O período também é marcado como tempo de conversão de não cristãos em seguidores de Jesus Cristo.

O lançamento da campanha 2019 está marcado para 10h, na sede provisória da CNBB, em Brasília. O evento será coordenado pelo presidente da Conferência, cardeal Sérgio da Rocha, e o secretário-geral da entidade, Dom Leonardo Steiner. Dentre os convidados, está a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e integrantes de organizações da sociedade civil.

E, nesta quarta-feira, a Igreja marca o início da Quaresma com as celebrações de Cinzas, para relembrar a condição humana e o entendimento de que a alma deve seguir a Deus.

 

 Por Jobison Barros | Portal Gazetaweb.com