Você bateu em algo – ou alguma coisa bateu em você – e logo surge uma mancha roxa no lugar da pancada. Se você correr para o armário da cozinha em busca de alguma ajuda, pode evitar o aparecimento de equimoses, ou pelo menos encurtar o tempo que leva para elas clarearem. A chave para controlar as equimoses é agir rápido. Veja alguns tratamentos caseiros eficientes para esses casos.

Arnica

A Arnica montana é uma flor alpina, com longo histórico de cura de equimoses e outros ferimentos. Embora você provavelmente não a tenha em estoque (ou talvez nem saiba o que é), deveria tê-la – sobretudo se sua família for bastante ativa. A arnica é inofensiva, barata, e, quando funciona, funciona muito bem. O ideal é o creme, que deve ser aplicado no local. A arnica também pode ser usada na forma de chá ou manipulação homeopática, mas não deve ser ingerida por pessoas hipertensas. Em 2006, cirurgiões plásticos de uma clínica em Connecticut estudaram os efeitos da arnica em 29 pessoas submetidas a cirurgias plásticas no rosto. Concluíram que aquelas que ingeriram arnica tiveram equimoses menores que aquelas que não o fizeram. A chave para o sucesso: tome a arnica imediatamente após ter batido em algo; quanto mais você esperar, menos eficaz é a arnica. Outros defendem o gel de arnica. Espalhe-o rapidamente na equimose, se não houver cortes ou arranhões no local.

Açúcar

Isso só funciona se você estiver perto do açucareiro quando se contundir. Umedeça os dedos, mergulhe-os em açúcar e faça uma massagem firme e
rápida em toda a região com os dedos açucarados. Essa estratégia ajuda a fechar os vasos capilares que estão sangrando sob a pele e impedir a formação de equimose.

Araruta

Muitos cozinheiros mantêm araruta em pó na prateleira de temperos para
engrossar molhos. Se você tiver um pouco à mão, pegue uma colher de sopa ou duas, dependendo do tamanho da área machucada, adicione água suficiente para fazer uma pasta e espalhe-a generosamente no local. Quando estiver seca, pode ser que a equimose tenha desaparecido.

Vinagre

Este remédio é muito antigo e, como muitos remédios populares, não existem estudos científicos para explicar exatamente como o vinagre ajuda a curar equimoses. Basta misturar partes iguais de vinagre de maçã e água morna, embeber uma toalha de papel ou um pano na solução e pressionar suavemente sobre a equimose. É possível que a compressa de vinagre e a água quente aumentem o fluxo sanguíneo perto da superfície da pele. Isso pode ajudar a dissipar o sangue que se acumulou na área. O hamamélis também tem esse efeito.

Óleo de rícino

É embaraçoso explicar um olho arroxeado, portanto, para escapar da fantasia de pirata vestindo um tapa-olho (o que é ainda mais constrangedor), tente o seguinte: massageie gentilmente o óleo de rícino na pele manchada. Cuidado para manter o óleo fora do olho. Esse é um remédio popular que supostamente alivia a dor, reduz o inchaço e diminui a coloração pouco apresentável. Aproveite e conheça outras funções eficientes do óleo de rícino.

Óleo de massagem

Misture cinco gotas de óleo essencial de lavanda a uma colher de chá de óleo vegetal e massageie o local. A pressão da massagem ajuda a reabsorção do sangue extravasado, e o aroma de lavanda relaxa e acalma. É perfeito para acalmar seus nervos abalados após um pequeno acidente. Os óleos essenciais são ótimos para a pele e o corpo, saiba mais!

Agende um check-up se você é propenso a ter equimoses grandes ou dolorosas que aparecem sem qualquer razão aparente. O mesmo vale se você apresentar fragilidade capilar e começar a ter hemorragias nasais ou sangramento nas gengivas.

TERRA.COM