No meio de tantas péssimas notícias que vivenciamos nos últimos dias, sempre é bom enxergar uma boa nova: o projeto alagoano Fale, Educação – desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Alagoas – foi indicado ao prêmio CNMP (Conselho Nacional dos Ministérios Públicos).

Por que é uma boa notícia? Porque o projeto é bom. Acompanhei o trabalho do Fale, Educação – coordenado pela promotora Cecília Carnaúba – no ano de 2017. Em parcerias com diversas escolas estaduais e outros poderes, como a Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.

A ação possibilitou palestras nas escolas focadas em cidadania, noções de Direito, empreendedorismo, dentre outros pontos.

O Fale, Educação fugiu de bandeiras ideológicas para levar conhecimento adicional em sala de aula, inclusive mostrando na prática como funcionam os poderes constituídos e a real função da política. Quando acompanhei os trabalhos do Fale, Educação conversei com a promotora Cecília Carnaúba sobre o assunto.

Carnaúba explicou que – em muitos momentos – a ação contou com parcerias. De forma paralela, ainda serviu para diagnosticar (ainda que este não tenha sido o objetivo) alguns dos problemas das principais escolas de Maceió, gerando debates no parlamento estadual.

Eis uma atividade desenvolvida por um órgão ministerial – que mesmo não sendo sua ação fim – precisa ser ampliada, ganhar apoio e até se transformar em algo maior, pois tem o potencial de engajar a comunidade, a família, o corpo profissional das escolas em discussões sadias pela Educação. Algo bem distante das bandeiras políticas que comumente entram em cena.

Que o Fale, Educação seja reconhecido no prêmio. Afinal, é motivação.

CADA MINUTO