Por que as gastroenterites são tão contagiosas? O norovírus, pertencente a uma família de germes resistentes responsável pela maioria dos casos de gastroenterite em adultos, é altamente contagioso. Já o rotavírus, responsável pela maior quantidade de casos de gastroenterites em crianças, também.

Em geral, um episódio de gastroenterite é desconfortável, mas não é grave. No entanto, é preciso ficar atento a sinais de desidratação ou infecção persistente, sobretudo em crianças e idosos. Com algumas precauções, é possível se proteger e evitar a infecção.

Sintomas

  • Náuseas
  • Vômito
  • Cólica intestinal e diarreia
  • Desidratação
  • Febre
  • Enjoo

Principais estratégias de prevenção

1 Lave as mãos

Você pode contrair uma gastroenterite infecciosa facilmente ao tocar uma maçaneta contaminada ou apertar a mão de alguém que esteja doente. Então, a melhor defesa: sabão, água, 20 segundos de lavagem enérgica e enxágue. Um estudo realizado na Universidade Emory mostrou que a lavagem das mãos eliminou 96% da partículas virais em comparação com a eliminação de apenas 46% por um produto higienizante à base de álcool. Não há uma pia por perto? Então, o higienizante para as mãos à base de álcool é uma boa opção.

2 Afaste da cozinha os doentes

Muitas epidemias de gastroenterite infecciosa foram causadas por alimentos preparados por pessoas que tinham infecção ativa ou em fase de melhora. Por isso, enxote da cozinha os amigos e parentes doente. Se não for possível, limpe bancadas e outras superfícies com desinfetante ou com uma solução de uma colher (chá) de água sanitária para um litro de água morna. Se um amigo ou parente doente trouxer comida de casa para uma reunião, evite-a.

3 Limpe logo depois que alguém vomitar

Depois que uma pessoa vomita, a limpeza rápida evitará a propagação dos germes. Limpe as superfícies sujas com uma mistura de água e água sanitária. Use luvas.

4 Lave bem os produtos antes de consumir

Vírus e bactérias que causam vômito e diarreia podem proliferar em quase todo tipo de comida. Evite a contaminação: lave, armazene e cozinhe os alimentos com segurança.

5 Cuidado com as ostras!

Embora os vírus e bactérias causadores de gastroenterite possam contaminar qualquer alimento, os moluscos bivalves crus representam um risco maior. Um estudo recente do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos mostrou que substâncias no trato gastrointestinal da ostra permitem a fixação e o acúmulo do norovírus. Isso significa que a quantidade ingerida pode ser alta se você comer uma ostra contaminada. Se você tem o costume de consumir ostras, prepare-a no vapor, cozidas, assadas ou fritas, para evitar contaminação.

TERRA. COM

FOTO GOOGLE