A empresa transportadora, responsável pelo caminhão carregado de combustível que tombou e pegou fogo, deixando uma pessoa morta, em um trecho BR-101, em Flexeiras, será multada em até R$ 100 mil por causa dos danos ambientais causados pelo derramamento de óleo diesel na pista. Uma reserva ecológica na cidade de Murici foi atingida e os órgãos responsáveis agora tentam avaliar o prejuízo ao meio ambiente.

Na tarde dessa terça-feira (19), militares do Corpo de Bombeiros acompanharam o transbordo de cerca de 45 mil litros de combustível que estavam armazenados em uma das carretas que se envolveu no acidente. Por causa da alta temperatura, o asfalto ficou destruído. Quatro guinchos foram utilizados para fazer a retirada dos veículos do local.

A suspeita é de que o motorista do primeiro caminhão estava em alta velocidade. O Corpo de Bombeiros informou que o condutor do caminhão que seguia à frente perdeu o controle, bateu em uma mureta de proteção e tombou na pista. Um segundo veículo que vinha atrás foi atingido ao passar pelo fogo que estava espalhado no chão.

A explosão dos veículos atingiu a reserva federal ecológica de Murici. O óleo diesel que escorreu pela pista foi parar em um riacho que fica dentro da reserva. Um técnico do ICMBio foi até o local avaliar e fazer um relatório dos danos. Além disso, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) também vai fazer uma análise ambiental.

“O óleo veio da pista e toda a camada de solo tem que ser retirada e ser transportada para tratamento, como forma de minimizar o impacto, embora a gente saiba que o óleo se infiltrou metros abaixo na camada do solo. Se chover nesses próximos dois dias, a situação vai piorar. O óleo é muito fino, vai entrar no ecossistema e vai sair matando peixe, microrganismo, aves, tudo que tiver pelo caminho. Não dá para mensurar ainda o impacto que vai ser causado para a flora”, disse Marcos Freitas, analista técnico do ICMBio.

GAZETAWEB.COM