Você sabe o que são alimentos construtores? Com a função de construir novos tecidos no organismo, eles são ricos em proteínas e muito usados na dieta de quem deseja ganhar mais musculatura – como é o caso de muitos atletas – e ainda ajudam na cicatrização da pele. Também aumentam a imunidade e regulam o metabolismo.

O que são?

Os alimentos conhecidos como construtores são aqueles ricos em proteínas – como ovos, leite, oleaginosas, sementes e carnes, por exemplo. Indispensáveis em qualquer dieta, ajudam a regular o metabolismo auxiliando na formação de hormônios, além de funcionarem como aliados na prevenção de certas doenças por causa do aumento da imunidade.

Suplementos

Muitas pessoas, ao invés de procurar as quantidades necessárias de proteína presentes nos alimentos, optam por ingerir suplementos com estes compostos para estimular e agilizar o processo de construção muscular. Entretanto, sabe-se que através do consumo de certos alimentos é possível conseguir o efeito desejado de forma saudável e livre de riscos.

Outra vantagem dos alimentos construtores é direcionada para quem acabou de passar por uma cirurgia ou está com uma ferida e deseja acelerar a cicatrização.

Crianças e idosos

Como uma das funções dos alimentos construtores é contribuir para o crescimento do corpo, eles são indispensáveis na dieta das crianças e adolescentes. E esse mesmo benefício também vale para as grávidas, que precisam investir em alimentos que favoreçam o desenvolvimento do feto durante a gestação.

Já para os idosos, os construtores são indicados para ajudar a impedir a perda da massa muscular. Sendo assim, para quem já deseja prevenir o problema, a dica é seguir uma dieta com alimentos ricos em proteínas para que se formem novos tecidos musculares.

Animal ou vegetal

Os alimentos construtores podem ser divididos em dois grupos – os que contam com proteínas de origem animal e os que entregam esse nutriente através das de origem vegetal. As opções de cada grupo são: carnes, queijo, leite, ovo e iogurte ou feijão, soja, quinoa, ervilhas e lentilhas.

Estadão
FOTO GOOGLE