Quanto tempo é necessário para terminar de almoçar? Todos sabem que comer é vital para a saúde. Contudo, a forma como ingerimos os alimentos também tem muita importância na alimentação diária.

A correria cotidiana, muitas vezes, faz a pessoa esquecer que o corpo não é uma máquina. Por isso, ele precisa de tempo e, principalmente, calma para manter o indivíduo saudável. O processo de mastigação, por exemplo, resulta diretamente em uma boa ou má qualidade de funcionamento do organismo.

Em média, o organismo leva de 15 a 20 minutos para avisar ao cérebro que está saciado. Durante a mastigação, o corpo vai recebendo informações e se preparando quimicamente para a assimilação dos nutrientes, até o momento que apresenta os sinais de satisfação. Assim, a mastigação pode ser considerada um excelente medidor para a quantidade adequada de alimentos a se ingerir.

Saliva

Quando não mastigamos bem, não formamos saliva suficiente, resultando na vontade de tomar líquidos para “empurrar” a comida até o estômago. Aqueles que mastigam bem e bastante os carboidratos complexos, notam o sabor doce inerente a esses alimentos e frequentemente conseguem diminuir sua necessidade de doces e fugir das “tentações?.

A saliva contém uma enzima chamada amilase, que já inicia na boca o processamento químico dos carboidratos. Ou seja, quanto mais tempo um alimento desse tipo ? massas, pães, arroz ou batata, por exemplo ? fica na boca, mais adiantada está a digestão quando ele chega ao estômago.

Por outro lado, a saliva não atua quimicamente sobre as proteínas ? presentes principalmente nas carnes e outros alimentos de origem animal, como ovos. Nesse caso, a importância da mastigação é triturar bem a comida. Quanto menores forem os pedaços que chegam ao estômago, mais fácil será a digestão.

Dicas

Conseguir a mastigação correta pode exigir treino e atenção, pois precisa ser incorporada na rotina do indivíduo. Confira três pontos fundamentais para uma mastigação adequada:

Quantidade: realizar ao menos 30 mordidas por garfadas e nunca colocar uma quantia excessiva, o que dificulta a mastigação.

Duração: o intervalo entre as garfadas deve ser de pelo menos 30 segundos.

Qualidade: usar toda a cavidade oral para a mastigação, ou seja, não manter o alimento apenas em um dos cantos da boca.

Estadão
FOTO GOOGLE