As folhas de pitanga oferecem diversos benefícios para a saúde. Além de um chá saboroso, elas também podem ser consumidas como tempero em saladas e molhos. A pitangueira, Eugenia uniflora, é uma árvore nativa da América Latina. Atualmente já é cultivada também nos Estados Unidos, Argélia, China e Índia sendo o Brasil, no entanto, o maior produtor.

Propriedades medicinais

As folhas de pitangueira já eram usadas pelos índios guarani contra diarreia, má digestão e tônico estimulante. O seu chá é indicado em casos de depressão, pressão arterial descontrolada (tanto é eficaz em casos de pressão baixa quanto alta, pois acalma e equilibra essa função orgânica), agitação e tristeza profunda.

Mas, como em tudo, sempre há alguma contradição. Pessoas que sofrem de hipertensão arterial não devem fazer uso de seu chá ou mesmo do banho.

Pesquisas

Na farmacopeia fitoterápica já existem diversos estudos que comprovam os bons efeitos do chá de folhas de pitanga pelos seus efeitos anti-hipertensivos, estimulantes, antimicrobianos e antioxidantes, anteriormente apontados na medicina ancestral e popular.

Um desses estudos, de 1987, afirma que o efeito estimulante da folha da pitanga no organismo humano ocorre pela ação inibitória da enzima xantino-oxidase. Para melhorar este seu efeito, as folhas são potencializadas por grãos de café, folhas de chá ou erva-mate, em infusão – esta forma de uso é característica da região do Rio da Prata.

Sugestões

Como tempero, dá para usar as folhas bem tenras, jovens, que são mais palatáveis e fáceis de comer. Folhas suaves, aromáticas e macias você poderá usar para temperar suas saladas e descobrir as melhores combinações. Também poderá misturá-las no morteiro (pilão) com outras especiarias e produzir um molho especial: o masala com pitanga.

Estadão
FOTO GOOGLE