A chuva que caiu durante a madrugada de quinta-feira (27), provocou estrago no bairro de Fernão Velho, em Maceió. O asfalto da Rua Bela Vista cedeu com a força da água. Segundo o líder comunitário Wanderley Silva, todos acordaram assustados com o barulho. “Foi terrível. Umas 2h30 da manhã, escutamos o estrondo pesado, saímos para olhar, vimos quase um metro de meio-fio arriado e muita água jorrando para a casa da minha mãe e a minha casa”, afirmou.

Ainda de acordo com Silva, o asfalto cedeu por causa do entupimento das galerias pluviais. “Acharam duas carcaças de moto, pneu, galho de árvore, coco, tudo dentro da galeria. Isso tudo porque a entrada da galeria é aberta. A gente já vinha cobrando tela de proteção há vários anos. Com as telas na entrada da galeria, até os moradores fariam coleta e chamariam a Sudes [Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável] para fazer o recolhimento da limpeza”, disse.

O morador contou que já houve entupimento das galerias outra vez, mas não com essa intensidade. “Na outra vez que entupiu, foram vários sacos de frigorífico com restos de galinha, mas não fez estrago dessa maneira. Essa foi a primeira vez. O estrondo foi muito forte, acordou todo mundo assustado, pensando que tudo ia desabar”, explicou Silva.
Ainda segundo Silva, a Defesa Civil de Maceió e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) estiveram no local e os moradores solicitaram as telas de proteção para que só passe água. “Já pedimos a Seminfra e disseram que só sairão daqui com tudo pronto. Por enquanto, não passa carro para nenhum lado e não há previsão nenhuma de conclusão do serviço porque é grande. Foi quase 200 metros de asfalto que cedeu”, afirmou.

Procurada pela reportagem, a Defesa Civil de Maceió informou que não recebeu chamado da população, mas encaminhou equipes ao local para verificar a situação e realizar as ações necessárias.

“Os agentes encontraram rachaduras e erosão na via que atingiu uma residência, mas não comprometeu sua estrutura. A Secretaria Municipal de Infraestrutura informa que enviou uma equipe ao local para averiguar a situação e foi descoberto que o desabamento da via ocorreu por conta de uma obstrução causada por lixos, raízes e tronco na galeria. A obra foi iniciada e tem a previsão de 15 dias para o término”, informou a Defesa Civil em nota.

OUTROS TRANSTORNOS

As chuvas que caíram da noite de quarta-feira (26) até a manhã de ontem também causaram outros transtornos na capital. Um acidente entre um ônibus e uma carreta foi registrado na Ladeira do Catolé, em Satuba, pela manhã, por causa das chuvas. Segundo o Corpo de Bombeiros, ao todo, oito pessoas ficaram feridas e duas delas presas às ferragens. Com o acidente, o trânsito na região ficou congestionado.

Quatro vítimas foram atendidas pelos militares dos Bombeiros e as outras quatro pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Todas foram encaminhadas para o Hospital Geral do Estado (HGE), com o estado de saúde estável.

Segundo a Defesa Civil de Maceió, choveu 77 mm na capital, desde a noite da última quarta-feira (26), com maior volume registrado no bairro de Chã da Jaqueira. Seis ocorrências foram abertas durante a madrugada de quinta-feira (27), em decorrência da chuva e atendidas pelo órgão.

Inmet emite alerta de chuvas para interior e litoral até esta sexta (28)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas, válido até a manhã desta sexta-feira (28), para Maceió e outros 38 municípios de Alagoas. De acordo com o alerta, pode chover entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50mm/dia e também ocorrer ventos intensos (40 km/h a 60 km/h). Além disso, há risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.

Os municípios com alerta de chuvas intensas são: Anadia, Arapiraca, Atalaia, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Cajueiro, Campo Alegre, Campo Grande, Capela, Chã Preta, Coqueiro Seco, Coruripe, Feira Grande, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Maceió, Marechal Deodoro, Maribondo, Olho d’Água Grande, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Pindoba, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Brás, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Satuba, Tanque d’Arca, Taquarana, Teotônio Vilela, Traipu e Viçosa.

Apesar do alerta do Inmet, o coordenador da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Pinho, afirmou que a previsão de chuvas da Semarh foi só até esta quinta (27).

“Não vejo necessidade desse alerta. A nossa previsão de chuvas era só até ontem, nosso estado de atenção era válido até a meia noite. Nos próximos dias, o tempo já deve ficar bem mais seco em todo o estado. Voltaremos a ter sol e calor em Alagoas”, disse Pinho.

O meteorologista disse que a chuva era prevista, apesar de não ser típica, e a Semarh tinha enviado um comunicado de atenção para a Defesa Civil Estadual. “Típica ela não é, mas também não é incomum. Apesar de estarmos fora da nossa quadra chuvosa, não quer dizer que não vai mais chover até o próximo período chuvoso”, afirmou.
Ainda segundo Pinho, a chuva foi provocada por restos de uma frente fria que se deslocou desde o sul do continente. “Esses restos dessa frente estão sobre a região. Além disso, um cavado, que é uma área de amplificação de baixa pressão sobre a região, mantém esse sistema ativo”, explicou.

TRIBUNA HOJE

Foto: Adailson Calheiros