Você conhece as ?bactérias do bem?, que trabalham para manter o intestino em bom funcionamento? Os probióticos – ou lactobacilos vivos – contribuem para a saúde do corpo e estão presentes em diferentes alimentos.

É provável que você até já tenha ouvido falar no kefir ou no kombucha – alimentos fermentados que são fontes importantes de probióticos. O kombucha, em especial, é um tipo de chá que pode ser consumido diariamente. Mas além desses alimentos, existem outros que oferecem esse elemento.

Picles

É realmente uma fonte importante de lactobacilos vivos. Muito usado no preparo de sanduíches e saladas, também é rico em antioxidantes (em especial, a vitamina C), ajuda a combater infecções urinárias e também fortalece o sistema imunológico.

Queijo cottage

Além de ser uma importante fonte de cálcio, ele também ajuda no processo de digestão por causa de seus probióticos. Vale destacar, porém, que o queijo tipo cottage não deve ser consumido de forma exagerada, pois possui certa quantidade de sódio e gordura.

Azeitona verde

Muito usada para temperar carnes, risotos, saladas, empadões, pizzas e outros pratos, a azeitona também é um alimento rico em probióticos. Preparada em salmoura, sofre uma fermentação natural – o que confere aquele sabor peculiar.

Chucrute

É um tipo de repolho em conserva muito usado no preparo de saladas e lanches (como o cachorro-quente). Também é uma das principais fontes de probióticos benéficos. Eles auxiliam na saúde da flora intestinal e também são ricos em vitaminas, fibras e outros nutrientes.

Misô

Sopa japonesa preparada a partir da fermentação da soja, também é rica em probióticos e ajuda muito o funcionamento do sistema digestivo. Além disso, essa sopa tem antioxidantes e fibras, fortalece a imunidade e reduz o colesterol ruim.

Estadão
FOTO GOOGLE