Comemorado em abril, o Dia da Natação é destinado justamente para enaltecer esse esporte considerado tão completo. Afinal, são muitos os benefícios que a natação traz para o corpo: melhora o condicionamento físico, mental e até mesmo o sistema respiratório. Para as crianças, as vantagens são ainda maiores.

Na verdade, incentivar as crianças a praticarem exercícios físicos é muito importante, principalmente quando é algo bem dinâmico, interativo e divertido. A natação infantil promove justamente isso: atividades recreativas e brincadeiras diversas, envolvendo bolas, petecas, brinquedos e o clássico jogo da ?caça aos objetos no fundo da piscina?.

Modalidades

A criança também aprende desde cedo os diferentes estilos da natação: crawl, borboleta, peito e costas. Saber nadar. Por si só, é algo importante para a segurança e sobrevivência. Além disso, a prática também evita o famoso ?medo de água?, que algumas pessoas que não fazem natação podem desenvolver.

Uma vantagem importante desse esporte, contudo, é o fato de ele ser bem completo, pois trabalha todas as partes do corpo. Também é ótima para o desenvolvimento da coordenação motora, traz resistência, agilidade e força para os músculos.

Respiração e interação

Outro grande benefício da natação é que ela melhora significativamente o sistema respiratório. Isso ocorre por causa dos exercícios realizados durante a prática esportiva.

Além disso, durante a infância é muito importante as experiências de socialização. Esse é um dos principais benefícios do esporte: faz com que as crianças interajam mais, brinquem e façam amizades. A natação infantil, como já citamos, promove várias brincadeiras e atividades em conjunto que são ótimas para isso.

Não à obesidade infantil

A natação é um dos esportes mais indicados para a infância, pois é um dos mais completos que existem. Além disso, ele não sobrecarrega o corpo (apenas fortalece) e também não gera lesões, como no caso dos esportes de mais contato (futebol e basquete, por exemplo).

Estadão
FOTO GOOGLE