Durante a sessão realizada na noite desta terça- feira (16), da Câmara Municipal de Arapiraca, presidida pelo vice- presidente Thiago ML, foi aprovado Projeto de Lei, de autoria do vereador Rogério Nezinho (MDB), que obriga os estabelecimentos públicos e privados de Arapiraca, a inserirem nas placas de atendimento prioritário, o símbolo mundial do Autismo.

Em sua justificativa, Rogério Nezinho, destaca que o autista tem intolerância de espera e que não consegue permanecer por trinta minutos em uma fila, demonstrando claramente a sua inquietação. De acordo o vereador, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. De 59 crianças nascidas, segundo Rogério Nezinho, uma tem o Transtorono do Espectro Autista.

O parlamentar disse que vai entrar nos próximos dias, com outro projeto, para que a administração municipal de Arapiraca, a realização de um censo para saber quantos autistas tem no município, porque esse número aumenta a cada dia.
O parlamentar, concluiu afirmando que entidades como Apae, Complexo Multidisciplinar Tarcizo Freire, Pestalozzi dão assistência aos autistas e que o Trate, também dê, porém, que esse mesmo Trate, não receba o tratamento adequado da administração municipal.
Ainda de acordo com o parlamentar, não há psicólogos especializados no Trate para cuidar dos autistas e que vai continuar cobrando da administração municipal, uma melhor atenção para o problema.

CADA MINUTO