As doenças respiratórias são provocadas por diversos fatores. Em ambientes fechados e com pouca circulação do ar, por exemplo, vírus e bactérias se espalham com mais facilidade. Além disso, a baixa umidade do ar também é um fator preocupante.

Entre as mais comuns estão: gripe, resfriado, laringite, pneumonia, amigdalite, sinusite e otite. Mas como fazer a prevenção? Alguns cuidados ajudam nessa missão.

Vacina

Antes de qualquer outra providência, é importante tomar a vacina contra a gripe, que é segura e previne contra os casos mais graves da doença. Importante lembrar, porém, que o organismo demora aproximadamente 15 dias para criar os anticorpos necessários.

Locais fechados

Entre as medidas preventivas, faz parte da lista evitar locais com pouca circulação de ar e com grande aglomeração de pessoas, como shoppings, ambiente perfeito para a proliferação de microrganismos. Mesmo em casa, o ideal é manter o espaço arejado.

Higiene

Vírus e bactérias não são transmitidos apenas pelo ar. Por isso, o contato com objetos contaminados também é fator de risco. Neste caso, é importante lavar as mãos constantemente com água e sabonete e evitar o contato com boca, nariz e olhos.

Hábitos saudáveis

Manter uma alimentação saudável e deixar o corpo sempre hidratado ajudam na prevenção, evitando assim a queda da imunidade. Para recuperar as energias após um dia cansativo de trabalho, dormir bem é necessário.

Estadão
FOTO GOOGLE