Você já ouviu falar no vegetarianismo? Essa é uma prática alimentar que já virou filosofia de vida! Confira mais informações, aqui no QVB.

A preocupação com a saúde e o bem-estar dos animais fez com que o vegetarianismo ficasse cada vez mais popular. Mas, você sabe exatamente o que essa prática significa? Confira essa e outras informações e dicas para se tornar vegetariano.

O que é vegetarianismo?

Trata-se de um regime alimentar que elimina totalmente todos os tipos de carne das refeições, passando a consumir uma quantidade maior de frutas, legumes e verduras, por exemplo.

Tipos de vegetarianismo

Os diferentes tipos de vegetarianismo estão associados ao consumo ou não consumo de produtos de origem animal. De modo geral, esse regime alimentar pode ser:

  • Ovolactovegetarianismo: quando a pessoa não consome carne, mas mantém ovos, leites e seus derivados em sua alimentação;
  • Ovovegetarianismo: quando não há o consumo de carne, leite e seus derivados, mas sim de ovos;
  • Lactovegetarianismo: quando é feito o consumo de leite e seus derivados, somente;
  • Vegetarianismo estrito: quando todos os alimentos de origem animal são eliminados das refeições.

Por que virar vegetariano?

São vários os motivos para se tornar vegetariano. Abaixo, listamos os mais citados por pessoas que adotam esse regime alimentar. Veja quais são eles:

Ética e bem-estar animal

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, mais de 10 mil animais são abatidos por minuto no país para produção e comercialização de carne, sendo que boa parte das espécies é mantida em situação de confinamento (não compatível com sua natureza).

O vegetarianismo surge como uma alternativa para não compactuar com o confinamento, a exploração e o abate dos bichos, sendo uma escolha associada à ética e preservação do bem-estar animal.

Adoção de alimentação saudável

O consumo de carne pode contribuir para o desenvolvimento de doenças degenerativas e crônicas, como obesidade, hipertensão, diabetes e câncer. Ao eliminar o alimento das refeições, é possível reduzir o risco de contração dessas enfermidades.

Contribuição com o meio ambiente

A ONU (Organização das Nações Unidas) afirma que o setor pecuário é um dos grandes responsáveis mundiais pela erosão do solo e contaminação de mananciais aquíferos.

Além disso, as atividades da indústria pecuária geram emissões de gases do efeito estufa e causam o desmatamento de áreas verdes representativas, como a Amazônia.

O vegetarianismo é adotado por muitos como uma forma de resistência e contribuição para a preservação do meio ambiente, no intuito de reduzir os impactos provocados pelo setor pecuário na natureza.

Desperdício de alimentos

Para produzir um quilo de carne são utilizados de 2 a 10 quilos de proteína vegetal, como a soja e o milho. O vegetarianismo enxerga essa discrepância de números como um desperdício e procura combater isso.

Basta pensar que a quantidade de proteína vegetal utilizada é muito maior que a quantidade de carne produzida, ou seja, não compensa. A mesma quantidade de soja e milho poderia fazer mais diferença na vida de pessoas que passam fome.

Combate do trabalho escravo

O setor pecuário possui uma elevada concentração de mão de obra escrava, com trabalhadores em situações degradantes, longa carga e remuneração baixíssima. O vegetarianismo surge como uma forma de rejeição a essa situação.

R7.COM