Ao parabenizar os oftalmologistas pelo seu dia, 7 de maio, o deputado Davi Davino Filho (PP) voltou a cobrar do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) – a antiga Farmex – a regularização do Programa de Combate ao Glaucoma em Maceió, frisando que milhares de pacientes continuam sem receber os colírios, sem acesso ao tratamento.

Na sessão desta terça-feira (7), o parlamentar destacou a “boa vontade” do secretário da Saúde, Alexandre Ayres, em resolver os problemas, mas lembrou que “saúde não pode esperar”, por isso a necessidade da adoção de medidas emergenciais.

“O Programa do Glaucoma está acabando. Se a Sesau não tomar medidas rápidas, o programa de Alagoas, que vinha há mais de dez anos dando certo, será um fracasso… A solução é descentralizar e não colocar mais cadeiras no lugar”, pontuou, se referindo ao aumento no número de cadeiras disponíveis na sala de espera.

Em aparte, Jó Pereira (MDB) reforçou o apelo do colega, destacando que a antiga Farmex precisa reestruturar, agilizar e humanizar o atendimento em geral, especialmente às mães vítimas do Zika Vírus, “que já foram vítimas da falta de políticas públicas e agora precisam passar por um processo burocrático e demorado para ter acesso aos medicamentos necessários para o controle da síndrome”.

CADA MINUTO