A batata doce é um dos tubérculos mais consumidos no Brasil. O alimento é uma fonte de carboidrato muito saudável e benéfica para a dieta, sendo bem consumida por quem quer emagrecer. Rica em fibras, ela é considerada um alimento com médio índice glicêmico, ou seja, aumenta gradualmente a glicemia.

Dessa forma, os carboidratos são digeridos mais lentamente, fornecendo energia ao organismo aos poucos, evitando picos na produção de insulina. Isso auxilia na perda de peso uma vez que esses picos de insulina estimulam o organismo a estocar gordura localizada.

Nutrientes

Sempre relacionada às dietas esportivas de quem pratica muitas atividades físicas, a batata doce – também chamada de batata da terra ou batata da ilha, dependendo da região do País – é rica em nutrientes como vitaminas A, do complexo B e E, além de minerais como ferro, cálcio, magnésio, potássio e fósforo. .

Tipos de batata doce

Podemos encontrar quatro variedades de batata doce: a batata-branca, angola ou terra-nova, que tem polpa branca e é pouco adocicada; amarela e roxa, com casca e polpa dessas cores e que são as mais usadas para fazer doces; e avermelhada, que possui casca parda e polpa amarela com veios roxos ou avermelhados, e é uma ótima opção para comer assada.

Benefícios

A batata doce é uma boa fonte de fibras solúveis, principalmente a pectina, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. Além disso, por ser rica em agentes antioxidantes, a batata doce ajuda a manter o organismo livre de gripes e resfriados, bem como melhora o funcionamento do sistema digestivo.

A batata doce, além de ser ótima para aumentar as performances de atletas, também pode ser usada para melhorar a disposição na rotina do trabalho. As fibras também são responsáveis por garantir saciedade mais facilmente, ajudando a diminuir a quantidade de alimentos ingeridos.

Por fim, beneficia a saúde da pele, uma vez que é rica em vitamina E, poderoso antioxidante que atua na prevenção das ações dos radicais livres no organismo, promovendo uma pele saudável, hidratada e jovem.

Estadão
FOTO GOOGLE