Eles acordam às quatro horas da manhã todos os dias e seguem para o trabalho árduo, que é a coleta de lixo na capital alagoana. São mais de 600 garis em uma das empresas responsáveis pela coleta de resíduos, todos eles cheios de garra e vontade de trabalhar em prol da cidade.

O Dia do Gari é comemorado no dia 16 de maio, mas na manhã desta quarta-feira (15), esses trabalhadores foram recebidos com um café da manhã reforçado, participaram de um concurso cultural com premiações e foram escolhidos para ganhar brindes de reconhecimento.

Para o gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), Gustavo Acioli, o dia de hoje tem grande importância para valorização do gari. “Nada mais justo do que estar com eles hoje. Meu dia-a-dia é baseado na rotina dessas pessoas, meu trabalho está ligado ao deles e esse acompanhamento precisa ser feito, como eu disse, em forma de reconhecimento por tudo que eles realizam”, disse ele.

O vice-prefeito de Maceió, que tem acompanhado de perto os trabalhos de coleta e mutirões de limpeza na capital, esteve na comemoração. “Eu valorizo muito o trabalho e vejo todos os dias o quanto esses homens se dedicam, muitas vezes correndo riscos de cortes, perfurações durante a coleta, por isso que eu fiz questão de acordar um pouco mais cedo hoje e tomar café com eles”, disse Marcelo Palmeira.

Uma faixa estampava as frases vencedoras do concurso cultural. Uma delas dizia:

“Ser gari é lutar todos os dias

Mesmo no sol escaldante ou debaixo de água fria

Ser gari é viver, sonhar e persistir,

Mesmo com dificuldade de voltar a sorrir”.

Ita, que é um dos garis que se esforçam todos os dias, estava emocionado com o café da manhã. “O nosso dia a dia é especial, temos orgulho desse trabalho, mesmo enfrentando dificuldades. Agradecemos muito esse café tão maravilhoso e esse reconhecimento de todos aqui”, disse aproveitando o espaço para deixar seu recado e fazer um pedido: “queríamos pedir mais apoio da população na hora do descarte do lixo, principalmente quando se trata de jogar fora vidros, latas e tudo que for cortante”, concluiu.

CADA MINUTO