Professores, técnicos e estudantes definiram, durante assembleia nesta terça-feira (28), na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), as atividades que serão realizadas no ato público que ocorrerá na próxima quinta-feira (30). A concentração está marcada para às 13h, na Praça Centenário.

De acordo com o Coordenador Geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufal, Tiago Di Lucas, a comunidade acadêmica definiu que as atividades acadêmicas serão paralisadas no dia 30 de maio.

O ato em defesa da educação, contra os cortes nos orçamentos das universidades públicas e institutos federais, e contra a reforma da previdência seguirá da Praça Centenário até a Praça Deodoro, no Centro da cidade, onde haverá apresentações culturais e exposições de trabalhos realizados dentro do ambiente acadêmico.

Além da programação para o dia 30, ficou definido que serão organizados grupos para percorrem as salas de aulas convocando o maior número de pessoas para o ato. Também ficou decidido que os centros acadêmicos irão realizar assembleias nos cursos para convidar os estudantes para a manifestação, bem como dialogar sobre as pautas em defesa da educação.

Os sindicatos publicarão nota conclamado as categorias dos docentes e técnicos a aderirem à paralisação. “Mais do que nunca temos que insistir com a pauta em defesa da educação pública e da manutenção de um orçamento que garanta o mínimo de qualidade da educação e, ao mesmo tempo, nos prepararmos para o dia 30 e para o dia 14 de junho, para lutar contra os cortes na educação e defender a previdência pública”, reforçou o presidente da Adufal, Jailton Lira.

A assembleia foi organizada pela Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), junto com o Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e com o DCE. Representantes de outras entidades como o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) e o Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal) estiveram presentes.

*Com informações da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal)

GAZETAWEB.COM