Moradores da praia do Francês encontraram nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (06), pacotes aparentemente de couro na faixa de areia. Em entrevista ao CadaMinuto, o morador Sergio Gurgel que encontrou os fardos afirmou que o material pode ser lixo tóxico de petróleo.

O internauta descreveu que o material aparenta a ter uma estrutura resistente ao redor. “É como se fosse um couro de cobra, mas aparenta a ter algum conteúdo na parte interna e é bem pesado”, afirmou Sergio Gurgel.

Ainda de acordo com Sérgio, moradores da região e donos de pousadas afirmaram que iriam acionar os órgãos competentes para que a retirada do material fosse feita com segurança. “Não temos conhecimento sobre o que de fato é aquilo, com isso temos que tomar cuidado”.

Peças com as mesmas características já foram encontradas nas praias de Maceió, Jequiá, Japaratinga, Coruripe, Marechal, Paripueira, Feliz Deserto e Roteiro. Os pacotes parecem ser couros cortados no mesmo tamanho prensado.

A possibilidade é que eles tinham sido descartados em alto mar e a maré os levou até a praia.

De acordo com exames laboratoriais, biólogos do Instituto do Meio Ambiente (IMA), pacotes com material semelhante a couro, encontrados em praias do litoral alagoano, são compostos por polímero, material sintético derivado do petróleo.

Segundo o coordenador de gerenciamento costeiro do IMA, Ricardo César, ao final do exame o material analisado transformou-se em um detrito preto com consistência de petróleo. No entanto, a origem do material ainda é desconhecida.

CADA MINUTO