Não é mistério que o consumo de peixes traz benefícios para a saúde. Eles já fazem parte da alimentação da maioria das pessoas, especialmente daquelas que tentam seguir uma dieta com poucas calorias ou, simplesmente, preferem optar sempre por alimentos ricos em determinados nutrientes. Entretanto, e quando não dá para adquirir peixes frescos? Os enlatados resolvem ? com ressalvas.
saiba mais

Conheça os alimentos ricos em ômega 9

Essa é uma dúvida comum, especialmente entre as pessoas que alegam não ter tempo para comprar e preparar peixes frescos com frequência. Os alimentos frescos são sempre as melhores opções. Entretanto, quando não há a possibilidade de comprá-los, a opção enlatada pode ser utilizada.

Publicidade

Produção

Na verdade, os peixes enlatados passam por um processo de aquecimento em alta temperatura, o que faz com que parte dos nutrientes seja mantida, evitando grandes perdas nutricionais do alimento. Além de manter a qualidade nutricional, o peixe enlatado tem um tempo de conservação maior.

Dica: prefira os peixes enlatados conservados em óleo ou azeite, pois nesses produtos o teor de ômega 3 é conservado. É muito importante observar ainda o teor de sódio nas embalagens dos produtos.

Aqui estão alguns exemplos de peixes enlatados:

Atum

Ele é rico em ômega 3, fonte de vitaminas e minerais, como ferro, magnésio, fósforo, selênio e vitaminas do complexo B. Tudo isso o torna importante para saúde óssea, para o sistema imunológico e sistema neurológico. O atum pode ser consumido como substituto da carne nas refeições do almoço e jantar, além de ser utilizado no molho de massas e sanduiches.

Sardinha

Este tipo de peixe também é rico em ômega 3. Alguns estudos sugerem que a gordura da sardinha ajuda na redução dos processos inflamatórios, como as dores de cabeça. É uma ótima fonte de proteína, rica em vitamina B12 (importante para o funcionamento correto das células nervosas e do sistema neurológico) e em minerais, como fósforo, cálcio, potássio e ferro selênio, sendo importante para a saúde óssea e o sistema imunológico.

A sardinha pode ser consumida como substituta da carne nas refeições do almoço e jantar, além de ser utilizada acompanhada de molho de tomate, como recheio de tortas e outros alimentos.

Estadão
FOTO GOOGLE