Quais exercícios vêm à sua mente quando o assunto é prevenção de doenças? Talvez corrida, caminhada, natação, dança ou ciclismo. Mas esportes de raquete, como tênis e badminton, podem trazer benefícios ainda maiores. É o que diz estudo publicado no British Journal of Sports Medicine.

Após analisarem informações de 80 mil pessoas, os pesquisadores descobriram que praticantes de esportes com raquetes têm redução de 47% em relação à chance de morte prematura. Este número ultrapassa a natação, atividades aeróbicas e ciclismo, que ficaram respectivamente em segundo, terceiro e quarto lugar na análise.

Aqui estão os números:

– 47% menor risco de morte prematura com esportes de raquete

– 28% menor com natação

– 27% menor com aeróbicos

– 15% menor com ciclismo

Os esportes de raquete também são benéficos para diminuir risco de morte por doenças cardíacas ou AVC. E quanto mais os participantes do estudo se exercitavam, menos risco de morte tinham. Assim, práticas como tênis, badminton, squash e raquetebol trabalham o equilíbrio, força, flexibilidade e sociabilidade.

Tênis e iniciantes

Você já tentou praticar tênis? Apesar de parecer fácil repetir os movimentos que os profissionais fazem dentro de quadra, o tênis não é um esporte fácil de dominar. Ele é, de fato, uma atividade divertida ? mas deve ser enxergado como um caminho para se manter em forma, não necessariamente para entrar em forma.

Caso um jogador não esteja em boa forma e, mesmo assim, inicie a prática do tênis, existem reais riscos de lesões. O iniciante poderá ter uma imagem ruim desse esporte e achar que ele pode ser mais prejudicial do que útil ? o que na verdade não é.

Exigência

De um modo geral, o tênis é um esporte que se baseia em sprints curtos e mudanças constantes na técnica. Justamente por ser uma atividade dinâmica e de diferentes movimentos, exige muito das articulações e músculos. Não à toa iniciantes se machucam seriamente e optam por não continuar no tênis.

Na verdade, as lesões musculares geralmente ocorrem a partir de movimentos bruscos rápidos. Um bom aquecimento seguido de bom alongamento pode ajudar a diminuir as tensões musculares. Ele deve incluir um movimento lento, que dure pelo menos 30 segundos, em cada grupo muscular dos braços e pernas.

Entretanto, aqui vai uma dica: para se divertir com o tênis e não ter uma grande desilusão desse esporte, tão desafiador e dinâmico, é bom lembrar sempre de procurar bons profissionais para alcançar níveis físicos adequados e fazer o uso de equipamentos de corretos.

Estadão
FOTO GOOGLE