O CSA, não de hoje, está no clima das contratações “estilo Série A”. Contar com jogadores estrangeiros no elenco nunca foi uma das características dos times abaixo da Primeira Divisão, mas sendo figura presente entre os 20 times mais bem colocados do Brasil, a presença de atletas oriundos de países sul-americanos acaba sendo frequente.

Na atual temporada, a cúpula maruja decidiu contratar seis atletas naturais da Argentina (Maiana e Jonatan Gómez), Colômbia (Armero e Manga Escobar) e Paraguai (Júlian Benítez e Rodolfo Gamarra).

O objetivo das aquisições é para qualificar o grupo. Porém, segundo o meia Didira, também serve para testar o ‘portunhol’. “Alguns jogadores sul-americanos estão chegando para nos ajudar nesta sequência da Série A. Sem dúvida, eles agregarão muito nos próximos meses. Sobre a língua, não há nenhuma dificuldade, até porque a gente se entende em campo. É bom para testar o portunhol do grupo [risos]”, brincou o capitão da camisa 19.

Dos estrangeiros que vestiram a camisa do CSA no ano, apenas o lateral esquerdo Pablo Armero não continua mais na equipe. Em maio, no dia que antecedeu o jogo contra o Internacional, o jogador foi flagrado em uma casa de shows de Maceió e, por isso, acabou tendo o contrato rescindido. O meia Maidana e o atacante Manga estavam com o companheiro no local, mas, por estarem entregues ao Departamento Médico, foram apenas multados.

Lateral esquerdo Armero (esq) foi dispensado pela diretoria maruja; atacante Manga Escobar (dir) segue em transição do DM para o campo
Os dois seguem no grupo, porém, ainda no período de transição do DM para o campo, e por este motivo não vem sendo utilizado pelo técnico Marcelo Cabo. Diferentemente do meia Jonatan Gómez, que fez sua estreia na partida contra o Botafogo e foi o destaque positivo na derrota no Estádio Rei Pelé, de virada, por 2×1.

Em bom português, a expectativa é que os atacantes recém-chegados Benítez e Gamarra fiquem a disposição da comissão técnica para ajustarem o setor ofensivo do Azulão. Já que na Série A do Brasileiro, o CSA apresenta uma deficiência no ataque, com apenas três gols assinalados.

FOLGA GERAL

Ainda no ritmo de férias, sete dias de recesso aproveitando o período de parada para a Copa América, o elenco do CSA vai se recuperando fisicamente e psicologicamente para a sequência do Brasileirão.

“Tenho procurado aproveitar ao máximo com minha família esse período de folga com a parada para a Copa América. É um momento de recarregar as energias com quem a gente ama. Isso vai ajudar bastante no segundo semestre. Quero continuar fazendo um grande trabalho com a camisa do CSA”, disse Didira.

CSA foi derrotado pelo Flamengo, por 2×0, na última rodada do Brasileiro antes da parada para a Copa América
FOTO: Alexandre Vidal/CRF
A reapresentação da equipe é apenas na quinta-feira (20), às 15h, no CT do Mutange. Isso para retornar a competição com o fôlego necessário, já que o retorno à competição é no desafiante encontro contra o Corinthians, na Arena Itaquera.

“Essa parada será importante para que possamos recuperar a parte física e para evoluirmos taticamente, pois teremos tempo para isso. Vamos aproveitar ao máximo as próximas semanas para voltarmos com tudo na Série A. Nosso objetivo é fazer uma boa sequência no retorno da competição”, garantiu o capitão Didira.

O CSA é o atual vice-lanterna da Série A, com apenas seis pontos ganhos. Sendo uma vitória, três empates e cinco derrotas. Nestes, marcou três gols e foi vazado 15 vezes, resultando num saldo negativo de nove gols.

GAZETAWEB.COM