Acredite: cascas de frutas podem se transformar em saborosos sucos detox. O problema é que há quem esqueça que elas também são fontes de vitaminas e nutrientes importantes. Por isso, acabam descartando-as após o consumo das frutas.
saiba mais

O fato é que as cascas podem (e devem) ser reaproveitadas também no preparo de doces e saladas. Mas e os sucos? Conheça algumas combinações e seus benefícios.

Casca de maçã com laranja

As duas frutas são fontes de vitaminas do complexo B, C, minerais como o potássio, fibras e antioxidantes. A casca da maçã faz muito bem para o coração, pois é fonte de pectina (uma substância que auxilia no controle do colesterol). Além disso, auxilia na digestão e tem propriedades anti-inflamatórias. Já a casca da laranja traz alto teor de vitaminas do complexo B (fundamentais para a saúde do sistema nervoso), fibras e antioxidantes.

Casca de manga

Trata-se de importante antioxidante, que previne o envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares. Para preparar a bebida, basta bater as cascas com água e adoçar da forma que preferir. Uma boa dica é evitar ao máximo o açúcar refinado (maléfico à saúde) e procurar por adoçantes mais naturais. Há os que optam por não usar adoçante algum, já que a fruta é muito doce.

Casca de abacaxi com hortelã

O clássico abacaxi com hortelã é sempre interessante. Mas o que muita gente não sabe é que esse suco também pode ser preparado a partir da casca do abacaxi, fonte de vitamina C, fibras e da enzima bromelina, que ajuda na digestão. Por isso, vale a pena incluí-la na alimentação.

Cascas de limão e laranja

Integrantes do grupo das frutas cítricas, tanto o limão quanto a laranja trazem alto teor de vitamina C – que também atua como antioxidante e fortalece a imunidade. Assim como as outras receitas, o suco com cascas de limão e laranja deve ser feito no liquidificador com acréscimo de água.

Cascas de melancia e limão

A casca da melancia é, na verdade, a parte mais benéfica da fruta. Ela é fonte de vitaminas A, B6, C e do antioxidante licopeno, que inibe a ação oxidante dos radicais livres, combatendo o envelhecimento celular. Além disso, também é rica em minerais importantes, como potássio, zinco e magnésio. A casca de limão também é cheia de propriedades benéficas – vitaminas, fibras e o antioxidante pectina, boa para a saúde da pele.

Estadão
FOTO GOOGLE