Os duelos de espada ficaram imortalizados no cinema, com cenas realmente épicas. Pois a esgrima, esporte que personifica esse tipo de duelo, apesar de caro para alguns, mantém extremo valor.
saiba mais

Caminhar é ótima arma para combater o sedentarismo

Para quem não sabe, por exemplo, ela contribui para acuidade visual, por conta da necessidade de ter um bom reflexo e ter capacidade de realizar movimentos rápidos para atacar ou defender. Conheça outros benefícios:

Flexibilidade

Por ser um esporte que exige agilidade do atleta, faz com que as coxas, quadris, glúteos, costas e ombros fiquem mais flexíveis para fazer os movimentos necessários durante uma luta. Para isso, o alongamento é parte importante da preparação do esgrimista.

Resistência e força

Durante uma luta, há movimentos que são benéficos para o corpo. Por exemplo: para atacar e defender, sempre será utilizado o controle nas pernas, o que ajuda a fortalecer e aumentar a resistência.

Aptidão anaeróbia

A esgrima é um esporte explosivo e, de modo geral, anaeróbico. Isso fará com que se consiga realizar uma atividade por mais tempo, antes que o ácido lático se acumule nos seus músculos e cause sensação de queimação.

Aptidão aeróbica

Mesmo anaeróbico, também possui suas funções aeróbicas. A prática da esgrima irá ser benéfica para a sua saúde cardiorrespiratória e irá melhorar a capacidade do corpo para recolher, transportar e usar o oxigênio da melhor maneira possível.

Coordenação e o equilíbrio

A esgrima exige diversos movimentos durante a luta – e sempre diferentes, de diversas maneiras. O corpo precisa trabalhar com harmonia para ataque e defesa. Todo esse trabalho faz com que o esgrimista tenha uma melhor coordenação e aumente o equilíbrio.

Agilidade mental

Também faz com que as capacidades estratégicas e analíticas sejam aprimoradas durante a luta. É necessário saber quando atacar e defender para ter sucesso e conquistar a vitória.

Estresse

Como esporte físico e mental, a esgrima é uma boa para reduzir o estresse. Isso acontece porque a menta está focada no jogo e o corpo está produzindo endorfinas bem-humoradas.

Estadão
FOTO GOOGLE