Quando se trata de sacar o açúcar da dieta, há quem pense logo em recorrer às frutas. Afinal, são fontes de frutose (tipo de açúcar natural e mais benéfico), que ajudam a aliviar a vontade de comer doce. No entanto, muita gente não sabe que essa substância também deve ser consumida com moderação.

Hipertensos

A frutose atua aumentando a quantidade de ácido úrico no sangue – o que pode ocasionar pedras nos rins e estimular uma maior absorção de sal (aumentando a pressão arterial). Além disso, a frutose também pode reduzir a concentração do ácido nítrico (responsável pela dilatação e relaxamento dos vasos sanguíneos), o que também afeta a saúde de hipertensos.

Obesidade

Isso ocorre porque a frutose (por ser um tipo de açúcar) tende a levar ao aumento dos triglicerídeos – que, por sua vez, geram acúmulo de gordura abdominal e aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, são as células do fígado que processam a frutose. Por isso, esse órgão fica muito sobrecarregado quando a substância está em excesso.

Diabetes tipo 2

A frutose em excesso pode ocasionar a diabetes tipo 2 (doença onde o organismo perde a capacidade de responder à insulina ou simplesmente não consegue produzir mais o hormônio). Neste caso, além de ter uma alimentação apropriada, é importante que a pessoa também tome doses diárias de insulina.

Sucos de frutas

Atenção total com o exagero no consumo das frutas. O problema dos sucos é que a pessoa não consegue mensurar ao certo a quantidade de frutas usadas em seu preparo (podem ser usadas várias laranjas e limões, por exemplo). Ou seja, é possível que você esteja consumindo uma quantidade muito grande de frutose sem saber.

Moderação

É importante destacar que as frutas são importantes para a saúde (fontes de vitaminas, minerais, fibras e substâncias fundamentais) e, por isso, devem ser incluídas na alimentação. No entanto, por conta da frutose, para algumas pessoas é realmente importante maneirar no consumo desses alimentos.

Estadão
foto google