No dia 3 de agosto, o Lar São Domingos completa 100 anos de atividades ininterruptas em prol da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social. Para comemorar este marco histórico, a ONG mais antiga de Maceió vai realizar dois eventos festivos: um momento cívico com as crianças, no dia 2, a partir das 14h, e uma solenidade festiva, com a presença de convidados, parceiros, contribuintes e funcionários, no dia 3, às 16h. Os dois eventos serão abertos à sociedade.

Na sexta-feira, as crianças vão participar do hasteamento das bandeiras e vão cantar o hino nacional acompanhadas pela Banda da Polícia Militar de Alagoas, no pátio externo da instituição. Depois elas serão conduzidas ao auditório, onde assistirão ao documentário “Lar São Domingos – muitas vidas, uma história!”, feito especialmente para o centenário. Após a exibição do filme será servido um lanche especial à criançada.

No dia 3, o Lar São Domingos vai receber autoridades, além de parceiros, contribuintes e voluntários, em uma solenidade comemorativa, que começa às 16h. Na oportunidade, os presentes irão conhecer a bandeira e o hino do Lar São Domingos – produzidos especialmente para o centenário – e a história da sociedade filantrópica mais antiga de Maceió, fundada no início do século passado para acolher crianças órfãs e desamparadas.

Na sequência da programação, estão o descerramento da placa e um coquetel, que será servido logo em seguida. O músico Luiz Carlos Angelo e a cantora Madalena Oliveira farão a parte artística do evento, incluindo a interpretação do hino nacional.

Fundado a 3 de agosto de 1919, até o final do ano o Lar São Domingos estará comemorando o seu centenário, com pelo menos um evento por mês. Tendo passado por um reordenamento institucional em 1995, desde então o São Domingos deixou de ser orfanato e passou a funcionar em meio aberto, como educação complementar, no contra turno da escola formal, e promoção sócio familiar.

Atualmente, o Lar São Domingos assiste a cerca de 500 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, e 250 famílias cadastradas, com atividades variadas para toda a família. O reforço escolar, a inclusão digital, as atividades artísticas e esportivas, além da inclusão no mercado de trabalho, são apenas algumas das ações desenvolvidas pela instituição centenária.

CADA MINUTO