Inscrição online para cadastro de casa própria, consulta de infrações de trânsito, telefones de contato para denunciar descarte irregular de lixo e solicitação de serviços como operação Tapa Buraco. Esses são alguns dos mais de 200 serviços oferecidos aos cidadãos através do Portal de Serviços da Prefeitura de Maceió.

O site traz serviços à população maceioense ofertados pelas secretarias, órgãos e superintendências com o intuito de simplificar e agilizar o atendimento, além de facilitar a comunicação entre a população e o município. O portal está disponível desde junho de 2018, conforme prevê a lei n° 13.460/2017.

Segundo a Secretaria Municipal do Controle Interno (SMCI), 4,2 mil usuários realizaram 4,8 mil sessões no portal durante os meses de maio a julho de 2019. Entre os dias 10 e 16 de julho, por exemplo, 346 usuários visitaram o Portal de Serviços e fizeram 372 buscas pelo site, um aumento de 6,5% de usuários em relação ao mesmo período do ano passado.

O secretário adjunto de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE), Israel Guerreiro, afirma que o portal do servidor, assim como outras plataformas online, veio para facilitar o acesso a serviços de forma mais ágil. “Esses serviços evitam deslocamentos e custos, muitas vezes desnecessários. É importante que os servidores e/ou cidadãos se informem sobre os serviços disponíveis, ainda que estes sejam realizados em nossa sede”, reforça.

Com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão, o portal organiza os serviços por categoria, além de conter explicações como as funções do serviço desejado, quem pode utilizá-lo – visto que há serviços específicos para os servidores do município –, o tempo necessário para realização do serviço e o horário de funcionamento da secretaria responsável pelo serviço.

Fonte: Secom Maceió