A Prefeitura de Anadia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), uma ferramenta digital que vai reunir e organizar por completo o prontuário médico do paciente (histórico, diagnósticos, atendimentos, exames e medicações prescritas) e poderá ainda, confirmar se a medicação que o médico pretende indicar está disponível na farmácia municipal.

A secretária de Saúde, Sônia Mascarenhas explica que além de universalizar as informações, a tecnologia – que integra o sistema e-SUS Atenção Básica, do Ministério da Saúde – vai dar mais agilidade aos atendimentos. “Esse dossiê, com todo o histórico médico do paciente, está em fase de implantação nas Unidades e possibilitará um maior controle sobre os investimentos no setor. A medida reduzirá custos ao evitar, por exemplo, a duplicidade de exames ou retiradas inadequadas de medicamentos, uso excessivo de papel, além de permitir acesso aos dados de todos os procedimentos ofertados e realizados pela rede de atenção à saúde”, destaca.

O prefeito Celino Rocha destaca que antes os prontuários permaneciam na unidade de atendimento do paciente, e agora, com a implantação do sistema, os dados poderão ser acompanhados e acessados por todos os médicos da rede pública, não importando onde o usuário seja atendido. “O cidadão anadiense terá o seu histórico médico preservado, o que permitirá diagnósticos melhores e um atendimento ainda mais qualificado para a nossa população”, concluiu.

CADA MINUTO