Uma pesquisa realizada pelo Instituto Falpe avaliou possíveis cenários para as eleições municipais, de 2020, no município de Major Izidoro, no Sertão alagoano.

Conforme a análise, o pré-candidato à prefeitura do município, Alex Mariano, indicado pela atual prefeita, Santana Mariano, lidera, com folga, as intenções de votos dos izodorenses.

Em um cenário espontâneo, ou seja, onde o eleitor respondeu ‘em quem votaria caso a eleição fosse hoje’, Alex Mariano foi o candidato mais citado, com 14% das intenções de votos. Em seguida, aparecem Dr. Ítalo, com 5,5%; Teobaldo Cintra, com 2,5%; e Lucianinho, com 1%.

Já em um cenário entre os candidatos mais citados, Alex Mariano lidera com 42% das intenções de votos dos izodorenses. Lucianinho aparece em segundo, com 16%, e Teobaldo Cintra em terceiro, com 11%.

A pesquisa também avaliou uma possível disputa direta entre candidatos. Segundo a análise do Falpe, Alex Mariano tem 48% das intenções de votos, em uma disputa contra Teobaldo Cintra, que ficou com 15,5% do intento do eleitorado pesquisado.

Já em uma disputa contra Lucianinho, este obteve apenas 21% das intenções de voto, e o candidato apoiado pela prefeita Santana Mariano tem 44% dos votos, segundo a pesquisa.

O Instituto Falpe ouviu 2.726 eleitores nos dias 25, 26 e 27 de julho. A margem de erro da pesquisa é de 5%, e a confiabilidade atinge 95%.
Ao que parece, os izodorenses estão satisfeitos com a gestão de Santana Mariano, visto as intenções de votos destinados ao candidato indicado pela prefeita.

Vários cenários políticos ainda podem ser formados, assim como apoios e os famosos “conchavos políticos”. No entanto, pesquisas realizadas por instituições confiáveis e responsáveis servem como indicativos e apontam a vontade do eleitor.

CADA MINUTO