A II Semana de Gestão Escolar apresentou no penúltimo dia de evento, nessa quinta-feira (01), um painel de debates e apresentações dos resultados pedagógicos das escolas da rede municipal. Além da presença de gestores e professores de Maceió, a palestrante Cleuza Repulho, ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), também falou sobre a Base Nacional Comum Curricular.

No evento, realizado numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Escola Municipal Selma Bandeira foi uma das que tiveram suas práticas pedagógicas apresentadas durante o painel de debates. Segundo a professora Jaciana Costa, coordenadora pedagógica em 2018, os projetos implementados em parceria com a Semed vem sendo positivos para toda a comunidade acadêmica.

“Temos estabelecido parcerias muito positivas através do projeto piloto de auto avaliação que nos faz pensar nas ações que estamos desenvolvendo e nos faz planejar melhor as ações que já vem sendo feitas”, frisou a professora. Além disso, Jaciana explicou que há também o programa escola 10, o Projovem na escola e a formação continuada dos professores que vêm auxiliando em sala de aula.

Além dos projetos, a professora apresentou os resultados dos alunos nos desafios de aprendizado e ensino, principalmente, na matemática. “Através do projeto Mindlab nós conseguimos levar nossos alunos para participarem do torneio nacional de raciocínio avançado, fato que só foi possível através do uso dos jogos no aprendizado da matemática” frisou Jaciana ao falar sobre a utilização do método por meio de estudos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Escola.

Em relação à Base Nacional, Cleuza Repulho falou em sua palestra sobre os desafios da construção da educação como um processo. “A BNCC traz o direito de que todos os alunos têm. Não é mais possível a eles saírem da escola sem aprender alguns conhecimentos que são básicos, por exemplo. Todo currículo tem que conter a BNCC mas também o que é importante para aquela comunidade”, pontuou a palestrante.

GAZETAWEB.COM