A TV Pajuçara demitiu, nesta segunda-feira (5), nove profissionais da comunicação, sendo sete jornalistas e dois cinegrafistas. Todos os profissionais demitidos participaram da greve dos jornalistas de Alagoas contra a redução de 40% do piso salarial e a perda de outros benefícios. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) informou à reportagem da Tribuna que tomará as medidas judiciais cabíveis ao caso. As demissões desta segunda vão contra a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/AL) no início de julho, que dava estabilidade aos profissionais durante 90 dias.

O presidente do Sindjornal, Izaías Barbosa, afirmou que o departamento jurídico do sindicato encaminhará a documentação necessária à Justiça para a defesa dos profissionais demitidos. “As empresas estão interpretando mal a sentença [do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região]. Nós já temíamos isso e tomamos algumas providências. Agora, vamos à Justiça para barrar essa decisão e mostrar que as retaliações à greve continuam”, afirmou.

O advogado do sindicato, Kleber Santos, afirmou que o Sindjornal ingressará com uma ação de cumprimento da sentença normativa. “Nós entendemos que a sentença normativa tem validade a partir da publicação dela, que foi no dia 5 de julho passado. Então, se foi nesse dia, e a cláusula garante 90 dias de estabilidade para o profissional, nós entendemos que esse prazo vai até o dia 5 de outubro. Nós sabemos, logicamente, que essas demissões são em retaliação à greve dos jornalistas e fere justamente a garantia de emprego dada pela sentença normativa”, disse o advogado.

Logo após a greve dos jornalistas de Alagoas chegar ao fim, no dia 3 de julho passado, a TV Gazeta de Alagoas também demitiu 15 profissionais, porém teve que reintegrá-los à empresa após decisão judicial do TRT/AL.

Demissões

Um dos jornalistas demitidos foi Gernand Lopes, apresentador do programa “Fique Alerta”, programa responsável pelo maior faturamento da emissora. Gernand Lopes tinha mais de 17 anos na casa, onde começou como repórter e desde 2012 ancorava o programa.

Outros quatro profissionais do telejornal “Pajuçara Noite”, também foram demitidos. Juliana dos Anjos e Alberto Fonseca eram os apresentadores e foram convidados para assumir a bancada em janeiro deste ano. Além deles, Esther Carvalho, editora do telejornal, e Rafael Alves, que tem quase 10 anos na casa e atuava como repórter há 5 anos, também foram demitidos. A justificativa dada na hora da demissão para os funcionários foi o término do programa, mas todos os demitidos participaram da greve dos jornalistas, que ocorreu no mês passado.

Oscar de Melo, apresentador do Cidade Alerta Alagoas, também foi demitido na tarde desta segunda-feira. Oscar apresentava o programa desde 2014 e também aderiu a paralisação da categoria. Assim como ele, Henrique Pereira deixou a emissora onde era repórter de comunidade para os programas Balanço Geral, Fique Alerta e Cidade Alerta desde março de 2015. Henrique Pereira também foi desligado da Rádio Pajuçara.

Além destes, os repórteres cinematográficos Milton Cavalcante e Deoclécio Passos também foram desligados da emissora.

Fonte: Texto: Rívison Batista com assessoria