O consumo do chocolate amargo oferece grandes benefícios para a saúde. De acordo com um estudo realizado pela University College London, ele pode afetar de forma positiva o humor e aliviar os sintomas da depressão.

Contando com o auxílio de cientistas da Universidade de Calgary e da Alberta Health Services Canadá, os pesquisadores da UCL avaliaram os dados de 13.626 adultos e levantaram dados referentes aos sintomas depressivos e ao consumo de diferentes tipos de chocolate.

Além disso, fatores como altura, peso, estado civil, etnia, escolaridade, renda familiar, atividade física, tabagismo e problemas crônicos de saúde foram analisados para garantir que o estudo medisse apenas a relação do efeito com chocolate com a depressão.

Depressão e ansiedade

Após a análise de dados, os especialistas notaram que aqueles que comem chocolate amargo duas vezes ao dia (máximo 30 gramas ao dia), apresentaram 70% menos chances de relatar sintomas depressivos clinicamente relevantes.
Publicidade
Fechar anúncio

Isso acontece porque o chocolate é conhecido por ser rico em flavonóides, um antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade.

“Mais pesquisas são necessárias para esclarecer a direção da causalidade – pode ser que a depressão faça com que as pessoas percam o interesse em comer chocolate, ou pode haver outros fatores que tornam as pessoas menos propensas a comer chocolate amargo quanto estão deprimidas”, informou a principal autora do estudo, Sarah Jackson.

Mais sobre depressão

Estresse causado pelo trabalho favorece depressão e abuso de álcool.

R7.COM