A Água com quiabo pode realmente melhorar a sua vida. Será mesmo? Antes de mais nada, é preciso ressaltar que nenhum alimento, seja esse ou qualquer outro, acaba de vez com diabetes, já que essa doença não possui cura.

Ainda assim, há alguns ingredientes que realmente podem ser benéficos para quem tem um corpo que não produz insulina.

Características do diabetes

Diabéticos são aqueles cujo pâncreas não produz insulina ou a fornece em quantidades baixas demais para suprir as necessidades do corpo. O problema é que esse hormônio é o responsável por metabolizar a glicose e, com ele sendo total ou praticamente inexistente no organismo, as taxas de açúcar sobem muito.

Quiabo na prevenção do diabetes

Agora, é hora de compreender se o quiabo realmente pode fazer alguma diferença na vida de quem tem a doença. A resposta é: sim. Em primeiro lugar, a baba do quiabo ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, e, com isso, seu consumo é muito indicado para diabéticos.

Isso não significa que o alimento deva estar presente todos os dias nas refeições de pessoas que possuem essa dieta sem açúcar. Outros também cumprem muito bem essa função. A batata yacon, por exemplo, ajuda no controle da glicemia para quem tem diabetes tipo 2. Já a linhaça e a canela melhoram a produção de insulina.

O ?mito? da água com quiabo

Pode acreditar: acrescentar água nesse legume não vai criar um remédio tão poderoso que irá substituir os que você já toma para controlar a doença.

Como já mencionado antes, diabetes não possui cura, mas é possível viver de forma saudável com ela. Para isso, opte sempre por uma alimentação balanceada e livre de açúcar. E não se esqueça de consultar com frequência um nutricionista para ter certeza que suas taxas estão boas e que você está se alimentando de forma correta.

Estadão
FOTO GOOGLE