Ao fazer o exame de sangue sempre está lá marcado. Mas você sabe o que são triglicerídeos (ou triglicérides)? Trata-se de gorduras importantes para o nosso corpo. São as calorias ingeridas que o próprio organismo reserva para um momento de necessidade, funcionando como reserva de energia.

Seus níveis aumentam quando consumimos uma quantidade de calorias maior do que a necessária. Quando estão altos, porém, deixam de ser usados da forma correta, transformando-se em gordura no tecido adiposo

Os triglicerídeos são importantes para a saúde, desde que não em excesso no sangue. Quando isso acontece, existe o risco de obesidade, doenças cardíacas, pancreatite, esteatose hepática (excesso de gordura no fígado), entre outros problemas.

Alimentos que aumentam a taxa de triglicerídeos

Alimentos gordurosos, como carne vermelha, leite integral, ovos e outros de origem animal, bem como carboidratos como farinha branca e açúcar, são alguns dos alimentos que podem elevar a taxa de triglicerídeos no sangue se consumidos em excesso.

O álcool também é um vilão se consumido sem parcimônia. Com moderação, no entanto, pode ser um bom aliado para controlar as taxas de triglicerídeos no sangue.

Ômega 3: peixes são uma boa opção

O ômega 3 é um complexo de ácidos graxos que reduz os níveis de triglicerídeos no sangue. Para ter seus benefícios, é substituir a carne vermelha nas refeições por peixes como sardinha, atum, truta, salmão e arenque. Boas opções para consumir ômega 3 também são sementes de linhaça, chia e nozes.

Fibras ajudam a diminuir colesterol

Há inúmeros benefícios das fibras, como a melhora do funcionamento do intestino e a diminuição dos picos glicêmicos no sangue. Mas também de colesterol. Frutas como maçã e goiaba, além de alimentos integrais, aveia, milho e cenoura são boas para incrementar a dieta.

Gorduras insaturadas

Alimentos como abacate, azeite, sementes de girassol, amendoim, amêndoas e castanhas são gorduras boas que ajudam a baixar os níveis de triglicerídeos no sangue (e de colesterol também). Além disso, têm efeito anti-inflamatório e antioxidante, prevenindo doenças (como o câncer) e retardando o envelhecimento precoce.

Exercícios físicos reduzem os níveis elevados

É bom lembrar que, para reduzir os níveis de triglicerídeos no organismo, é imprescindível a prática de exercícios físicos regulares. Uma boa alimentação aliada a um corpo ativo e que se exercita é garantia de exames cada vez mais saudáveis.

Estadão
FOTO GOOGLE