Reunir os amigos, dividir os times e escolher quem vai apitar o jogo. No país do futebol, jogar futebol no domingo é um dos hábitos mais praticados pelos brasileiros. Um costume tratado quase como um ritual da nossa cultura.

O que para muitos é uma mera diversão ou um momento de relaxamento mental, para outros é um instante da semana de deixar a ociosidade de lado e praticar alguma atividade física em grupo.

A prática, inclusive, auxilia na perda de peso, pode ajudar a sair do sedentarismo e melhorar as sensações de bem-estar e qualidade de vida dos praticantes, desde que tenhamos alguns cuidados com o corpo e a alimentação.

Confira os benefícios do futebol

Melhorar a atividade cardiovascular: As atividades físicas regulares ajudam a tornar o nosso coração saudável, livre de doenças como a hipertensão, diabetes e colesterol alto, além de outras complicações cardíacas como infarto ou derrame. Além disso, estimula a circulação sanguínea, impedindo o entupimento das artérias.

Favorece o sistema imunológico: O jogo de futebol faz com que todo o corpo se movimente, tornando-o ativo e aumentando a capacidade do nosso sistema de defesa. Por melhorar a nossa saúde cardiovascular, respiratório e até digestivo, o futebol é um exercício que deixa o organismo mais forte e preparado.

Socialização: Assim como o esporte pode beneficiar o nosso corpo, ele também traz benefícios para a nossa mente. Reunir os amigos para bater uma bolinha ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade.

Fortalece a musculatura: Jogar futebol atua principalmente no fortalecimento dos membros inferiores, melhorando o ganho de massa muscular, aumentando a força e o condicionamento físico do praticante. Quando associada à outra prática regular, o futebol também ajuda na diminuição da gordura corporal.

Tenha outra atividade física paralela

Estudos apontam que, para os exercícios físicos apresentarem resultados ao nosso bem-estar, é necessário pelo menos duas horas e meia por semana se dedicando à prática.

Pelo menos 1 hora de futebol queima aproximadamente 750 calorias, mas caso essa seja a única atividade, é muito pouco e também perigoso por diversos fatores. O corpo não estará preparado para uma atividade alta intensidade e o sedentarismo de todos os dias pode falar mais alto, causando até problemas no próprio decorrer da atividade.

Estadão
FOTO GOOGLE