Você gostaria de dormir melhor, ficar menos doente e se sentir mais bem-humorado? Então, comece a praticar exercícios físicos regulares. Ainda que muitas pessoas ainda associem a prática à perda de peso, manter o corpo em movimento pode trazer benefícios que vão além dos ponteiros da balança.
saiba mais

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao menos 150 minutos de intensidade moderada de atividades físicas por semana já trazem bons resultados. Pode ser uma simples caminhada, corrida leve ou uma pedalada pelo parque. Não importa. O importante é deixar o sedentarismo de lado e escolher o exercício físico que mais combina com você.

Veja o que muda no organismo após começar uma rotina de exercícios

Melhora a vitalidade

Está se sentindo para baixo? Um pouco de exercício físico, todos os dias, pode ajudar. Isso porque a prática regular é capaz de trazer mais bem-estar e energia para enfrentar a rotina, devido ao aumento dos batimentos cardíacos. Além de impactar positivamente a autoestima, exercitar-se ajuda a dormir melhor, o que reflete diretamente na vitalidade e no bom humor.

Controla o peso

Alguns exercícios aeróbicos, como corrida e caminhada, são opções para emagrecer ou manter o peso controlado. Os exercícios incrementam o gasto de energia e estimulam a queima de gorduras localizadas. Após a atividade, o corpo segue queimando calorias, devido à aceleração do metabolismo e aumento da circulação, respiração e atividade muscular.

Diminui o estresse

Em situações de estresse, é comum sentir sintomas de desconforto, que vão além da irritação. O corpo responde com músculos tensionados, dor no pescoço e nas costas, dor de cabeça e de estômago. Exercícios são um bom antídoto: além de relaxar os músculos e diminuir a tensão, a atividade física libera endorfinas, que proporcionam bem-estar.

Estimula a imunidade

Se você tem ficado doente com frequência, talvez seja interessante incluir a atividade física na rotina. Isso porque o hábito de se movimentar tem efeitos positivos no sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados e outras doenças infecciosas.

Afasta depressão e ansiedade

Enquanto nos exercitamos, o corpo libera endorfinas. Por isso, fazer atividade física é uma recomendação dos especialistas para quem está em tratamento da depressão. Em relação à ansiedade, algumas técnicas de meditação mindfulness aplicadas ao exercício podem diminuir o fluxo de pensamentos e preocupações característico do transtorno.

Melhora o sono

Quer dormir melhor? Acredite, os exercícios físicos também podem ajudar. O relaxamento proporcionado por algumas atividades regula o sono e facilita o descanso à noite.

Deixa os ossos mais fortes

Exercícios como caminhada e corrida, em que há o impacto dos pés com o chão, têm efeito benéfico para os ossos. Durante a prática esportiva, há a compressão dos ossos da perna o aumento de estímulos elétricos no esqueleto como um todo, chamados de piezelétrico.

O estímulo facilita a absorção de cálcio e deixa os ossos mais fortes e resistentes, prevenindo problemas como a osteoporose.

Estadão
FOTO GOOGLE