Neste ano, o Sistema CFMV/CRMVs preparou a campanha “Dia do Médico-Veterinário – Histórias que transformam vidas” para celebrar a data. A ação vai apresentar relatos de profissionais dos quatro cantos do país que são exemplos de dedicação e amor.

Toda a campanha foi pensada como forma de valorizar a profissão e também de agradecer aos mais de 130 mil profissionais atuantes no país. Com a narrativa, é possível entender um pouco de trabalho de médicos-veterinários que se dedicam a salvar vidas em áreas como mercado pet, animais selvagens, medicamentos, produção, inspeção de produtos de origem animal, sanidade, gestão e muito mais.

Narrativas em texto e vídeo contadas por profissionais, empregadores e clientes darão o tom da campanha, que será realizada ao longo de todo o mês, mostrando a importância desses profissionais para toda a sociedade. A ação convida todos a embarcar em histórias que impactam e transformam vidas humanas e animais.

Ao longo de 50 anos de regulamentação da profissão, médicos-veterinários trabalham para manter a vida e o equilíbrio do planeta. Eles cuidam da saúde animal, humana e do meio ambiente, concentrados na chamada Saúde Única. A profissão também contribui para o desenvolvimento econômico e social do país e tem atuação em mais de 80 áreas.

O Sistema CFMV/CRMVs quer enfatizar a valorização dos profissionais, além de trabalhar pela qualidade dos cursos de graduação de Medicina Veterinária de todo o país e da profissão, em geral. O Sistema atua para integrar as diferentes áreas envolvidas na Saúde Única, com o objetivo de formar profissionais capazes de atuar na saúde pública, além de informar sobre a importância de se preocupar com o tema.

O trabalho do médico-veterinário

O trabalho dos médicos-veterinários vai muito além das clínicas e dos consultórios veterinários, destinados aos animais de companhia: eles atuam em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor; têm papel fundamental na agropecuária brasileira; podem trabalhar como consultores, responsáveis técnicos, docentes e peritos criminais, judiciais e administrativos; exercem atividades em laboratórios para análise de solo, para análise da água e domissanitários (saneantes destinados ao uso domiciliar); realizam pesquisas em alimentos; participam da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal, entre outros.

No caso da saúde pública, por exemplo, a categoria foi integrada, em 2011, às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Isso significa que, desde então, os médicos-veterinários têm a chancela do governo federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros. Treze anos antes, em 1998, a Medicina Veterinária já havia sido reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) como profissão da área de saúde.

É o médico-veterinário quem realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. A Saúde Única visa promover a cooperação e colaboração entre médicos veterinários e demais profissionais de saúde e meio ambiente para promover a saúde e o bem-estar de todas as espécies animais e vegetais.

HOMENAGENS E PALESTRAS

Nesta segunda-feira, dia 09 de setembro, é Dia do Médico-Veterinário. O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV-AL) estará com uma programação – XVIII Semana do Médico-Veterinário – voltada à educação continuada dos profissionais, mas também fará homenagens, reconhecendo a importância deste profissional para a sociedade.

No dia 9, a solenidade de abertura, as 19h30, terá a entrega dos Prêmios Médico-Veterinário Abelardo Teixeira Moura e de Destaque da Medicina Veterinária Alagoana 2019, que este ano fará uma homenagem aos médicos-veterinários William Araújo e Cícero Ferreira Oliveira e ao promotor público Alberto Fonseca.

A solenidade contará ainda com a homenagem da Academia Alagoana de Medicina Veterinária (ACAMVET) e da Sociedade de Medicina Veterinária de Alagoas (SOMVEAL), aos 11 profissionais do Estado que este ano celebram 50 anos de formatura, com a entrega do Diploma de Mérito Veterinário.

Da programação, as palestras do evento, no dia 13/09, serão realizadas por profissionais experientes na área de Medicina Veterinária do Coletivo, e são um conteúdo muito importante para a preparação de profissionais alagoanos para situações de desastres, ou seja, será mais uma boa oportunidade de capacitação para que possam atuar com conhecimento e propriedade, caso se concretize a situação prevista para os bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange – ou outras situações vistas anteriormente já vivenciadas no Estado, como grandes enchentes – no resgate e tratamento animal, além da prevenção de zoonoses e recuperação da fauna local.

Fonte: Assessoria CRMV\AL