Há três meses para o início do verão, quando a alta temporada reúne milhares de turistas nas cidades da Rota Ecológica em busca das famosas festas de fim de ano, que vão dos dias que antecedem o Natal até os três primeiros dias do ano de 2020, uma atração turística, ou várias, já foram eleitas como provável cenário do maior número de visitações de turistas para o período: as piscinas naturais da Rota Ecológica. Elas reúnem um conjunto de pelo menos seis piscinas abertas para passeios: a do Marceneiro, menos conhecida e menos visitada; a do Riacho, de São Miguel e do Toque, a mais concorrida e de todas e a do Patacho, em Porto de Pedras, que desde o ano passado passou a receber visitações.

Essas piscinas naturais bateram o recorde de visitação durante o verão passado, acima de outro forte concorrendo em números absolutos: o passeio ao Santuário do Peixe Boi, no Rio Tatuamunha; mantiverem um número também elevado de visitas na baixa temporada desse ano, alavancado, sobretudo, pelo alto número de passantes no chamado bate e volta e vão ser a grande atração do próximo verão.

A conclusão é de uma pesquisa interna feita pelas pousadas da região em suas reservas de hospedagem, em base aos milhares de depoimentos de turistas no TripAdvisor, que elegeram as piscinas naturais como maior atração turística da Rota dos Milagres. A piscina do povoado do Toque ganhou um lugar de destaque nos depoimentos, seguida da de São Miguel dos Milagres e do Patacho.

Como as piscinas naturais normalmente se formam na baixa da maré, os passeios acontecem de acordo com a tábua. Há períodos do ano em que essa baixa é maior, o que torna os locais ainda mais atrativos. Vale sempre consultar as associações de jangadeiros que existe nos vários municípios e na recepção de hotéis e pousadas.

MILAGRES

Em São Miguel dos Milagres três conjuntos de piscinas atraem a atenção do turista. As da praia do Riacho, as de São Miguel e as da Praia do Toque, a mais famosa, que somente nessa baixa temporada levou mais de três mil pessoas para visitas. O serviço regular é feito pela Associação dos Jangadeiros dos Corais, que possui 20 embarcações, além de muitos autônomos e por jangadeiro de pousadas. Como não existe ainda um regramento, as piscinas correm sérios riscos de perda de seu ecossistema marinho.

Para quem conta com tempo limite é bom saber que o passeio tem duração média de três horas e dependendo das condições da maré incluem duas ou três piscinas naturais, que podem ser as piscinas de Porto da Rua, Toque e de São Miguel dos Milagres. Na jangada cabem até nove pessoas. Em qualquer uma, as piscinas são tão rasinhas, que em boa parte delas dá para caminhar pela areia. Fotos e vídeos embaixo d’água podem ser feitos por uma GoPro.

O passeio até as piscinas naturais do Patacho, em Porto de Pedras, é a nova atração para turistas que visitam o município. Se você estiver em alguma pousada é só agendar o seu passeio que cada uma delas tem um acordo exclusivo com seus jangadeiros. Por lá você encontra uma comunidade de pescadores que fazem o trajeto até lá por R$ 50 por pessoa. O passeio conta com duas paradas. Tem lugares que atingem até 8 metros de profundidade.

Fonte: Tribuna Independente