No dia de ontem, publiquei – aqui nesse blog – uma fala do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) sobre a sucessão municipal.

Palmeira – que não pode mais ser candidato, já que está no segundo mandato – trabalha para viabilizar um nome do “ninho tucano”.

Há outras legendas em sua base que sonham com candidatura, como é o caso do PP, com o deputado estadual Davi Davino. Existe a possibilidade de aliança, evidentemente. Isso colocaria o PSDB como coadjuvante.

Agora, no que depender de Rui Palmeira, os tucanos não serão coadjuvantes – de forma alguma – do deputado federal João Henrique Caldas, o JHC (PSB).

JHC é pré-candidato e possui uma boa relação política com o senador Rodrigo Cunha (PSDB), que comanda os destinos da legenda tucana. Porém, Rui Palmeira deixa claro que enxerga o parlamentar como um opositor e que não se aliará a ele. Nesse assunto, o tucano bateu o martelo.

O jornalista Edivaldo Júnior (da Gazetaweb) repercutiu as declarações de Rui Palmeira que foram dadas aqui no meu blog. Sou grato a ele pelo crédito citado e, ao mesmo tempo, o parabenizo por ter ido além.

Edivaldo Júnior trouxe a movimentação de bastidores no Palácio República dos Palmares, comandado pelo governador Renan Filho (MDB).

Renan Filho e Rui Palmeira são adversários políticos.

O governador – conforme o jornalista – trabalha para eleger o prefeito de Maceió e fortalecer o seu grupo político.

Afinal, em 2022, Renan Filho disputará o Senado Federal. Rui Palmeira – por sua vez -pretende disputar o governo do Estado. Eles estarão em palanques separados. O próprio tucano também coloca isso como martelo batido.

De acordo com Edivaldo Júnior, Renan Filho quer ter ao seu lado o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça. O procurador não fala em eleições agora. Diz que está focado no Ministério Público.

O nome de Alfredo Gaspar – conforme os bastidores – também é sondado do outro lado.

O fato é que tanto Rui Palmeira quanto Renan Filho querem chegar fortes no processo eleitoral do próximo ano, ainda que participem apenas de forma indireta.

CADA MINUTO