Nesta segunda conversa, aproveitamos o conhecimento do Dr. Igor Flechtman para apresentar e destrinchar a tecnologia na Odontologia que parece até ficção cientifica. Confira:

Como a Laserterapia tem evoluído?

Muitos conhecem o laser, difundido em milhares de aplicações, desde apontadores para apresentações até lasers de aplicação terapêutica; estes são usados para Laserterapia de baixa intensidade, promovendo alivio de dores agudas e crônicas, analgesia imediata e temporária e também são usados em processos inflamatórios acelerando a cicatrização e reparação de lesões teciduais. O comprimento de onda destes lasers varia entre 660nm (laser vermelho) a 808nm (laser infravermelho). Como instrumento de aplicação terapêutica é fantástico e já é muito difundido não só na odontologia, é muito usado em fisioterapia.

O aparelho que quero apresentar vai bem mais além do que comentei… Imagine o seguinte: não ouvir nunca mais o famoso motorzinho que usamos para remover uma cárie. Procedimentos que podem até dispensar o uso de anestesia! É possível e está cada vez mais acessível. O Laser Er:YAG está mudando completamente os procedimentos dentários, tornando a saúde bucal mais conveniente para pacientes e dentistas. É por conta destes fatos que o equipamento LITE-TOUCHtm fabricado em Israel está se tornando um “must” em cada consultório.

E como funciona esse processo?

Através das capacidades ablativas e sub-ablativas, juntamente com efeitos bactericidas, a energia da luz do laser é usada para esculpir com precisão os tecidos dentários e tecidos moles, como a gengiva. É indicado para várias especialidades: na Implantodontia, pode fornecer um corte ósseo preciso e minimamente invasivo, assim como uma descontaminação o do leito ósseo sem danos a superfície do implante. Ainda aumenta o contato do implante com o osso estimulando fatores de crescimento e acelerando a osteointegração.
Foto: Livre

Qual é a aplicação desse aparelho em cada especialidade?

Na Periodontia efetua desinfecção de bolsas periodontais e remoção seletiva e eficiente do cálculo dentário (tártaro). A remoção do cálculo com o laser deixa a superfície dentaria bem lisa e descontaminada, prevenindo novo acúmulo. Cirurgias minimamente invasivas com rápida cicatrização dos tecidos ósseos e gengivais são realizadas com maestria por este equipamento.

Em Odontopediatria este equipamento se torna em segundos o sistema preferido das crianças! Sem vibração, sem ruído, sem dor, sem MEDO! Isso não tem preço. Tratamentos minimamente invasivos com delicadeza e precisão. É um excelente descontaminador de dentina infectada, garantindo o sucesso no processo restaurador do dentinho. O equipamento tem um design amigável, bem aceito pelas crianças. É fácil desinfetar cáries e fissuras inclusive nas cavidades mais profundas, evitando muito o risco de contaminação e da polpa do dente.

Em Endodontia, apresenta um eficiente efeito bactericida, limpando e desinfectando o canal com acesso minimamente invasivo, sem aquecimento ou microfraturas.

Para a Dentística, especialidade que trata remoções de infecções e restaurações, o aparelho ajuda de maneira fantástica, removendo lesões cariosas sem desgastar o tecido sadio, sem vibrações, sem superaquecimento e microtrincas. Tratamento preciso e seletivo com efeito bactericida e com descontaminação de toda dentina ou esmalte remanescente, prontos para ser restaurados com sucesso e tranquilidade.

Para resumir um pouco, esse equipamento é o sonho de todo dentista e paciente, nada de barulhos de brocas, vibrações, precisão milimétrica e descontaminação garantida. Meus pacientes e eu estamos muito satisfeitos com esse equipamento no nosso consultório todos os dias, em todos procedimentos.____________________________________________________________________________________________

TERRA.COM